sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dublin e o pote de ouro no fim do arco-íris


O voo foi tranquilo e a cidade estava incrivelmente gelada. E eu não sabia muita coisa a respeito de Dublin a não ser nas histórias do gnominho ao final do arco-íris com um pote de ouro. E como ganhar na mega-sena ta difícil ( e a vida na Europa não é nada barata), nada melhor que ir atrás do tal Leprechaun e tentar roubar a riqueza do homenzinho verde. Vai que a história é verdade e como brasileiro a gente não desiste nunca, né gente?! :) 

Enfim, chega de blablabla e vamos ao que interessa. Dublin é uma cidade relativamente pequena e a maioria das atrações turísticas ficam todas no centro da cidade, o que significa que dá para fazer tudo à pé! Contudo, caso queira economizar o salto da bota ou conhecer locais como o Museu Nacional da Irlanda ou a fábrica da cerveja Guiness, a dica é pegar o ônibus verde (como tudo por lá) - é daqueles que passam por vários pontos turísticos e você pode subir e descer quantas vezes quiser. Outro ponto positivo é que a passagem vale por dois dias! 



Bom, ao desembarcar na cidade, você pode ir de ônibus para o centro da cidade. A passagem custa apenas 6 euros (adulto) e 3 euros (criança). O trajeto dura em torno de 30 minutos e há uma parada principal bem no centro da cidade, próximo a vários hotéis. Se o peso das malas for grande demais para arrastá-las por algumas quadras, há sempre a opção do táxi, mas cuidado com o bolso, menos de 40 euros não vai lhe custar. 

Antes de qualquer coisa, uma revelação: não fui conhecer o lugar mais tradicional, símbolo da Irlanda, logotipo de milhares de souveniers; a fábrica da Guiness. O negócio é que antes de embarcar li alguns comentários em outros blogs sobre a atração e muita gente saiu decepcionada porque o tour não é pela fábrica real, mas por um cenário que retrata como é o processo de produção da cerveja (triste, não?). Mas é claro que uma fotinha pelo complexo não poderia faltar, e é bom avisar, o local é imenso! 

Guiness do outro lado da avenida. Um dos mais famosos pontos turísticos de Dublin me decepcionou

E para começar nada melhor que um passeio light! E como a maioria das cidades europeias, "tinha um castelo no meio do caminho". Neste, a visita pode ser feita apenas acompanhada por guias, e as excursões saem a cada hora ( 8 euros adulto e 6 euros criança). Enquanto isso, nada melhor que aproveitar o jardim e o dia de sol para dar uma volta. Até porque esse é de graça! #ficaadica 


Como em Edimburgo, é tudo muito arrumado. E muito restrito. Fotos somente atrás das linhas demarcadas. Atualmente, além de ponto turístico, o local abriga gabinetes de diversos órgãos do governo, mas já serviu como fortificação e moradia real. Além disso, já foi cenário de diversas produções cinematográficas como a série The Tudors, o filme "Em nome do Padre", "The Italian Job" e "Leap year", entre outros.  Há um ponto super interessante que quase foi motivo de revolução e quebra-quebra no país. Acima do portão principal há uma grande estátua que representa a Justiça, com a frente virada para o lado interno do castelo. O problema é que, de frente para o pátio e de costas para a cidade. Muitos já discutiram e inclusive tentaram mudar a estátua de posição, afirmando que representaria que a Justiça estaria de costas para o povo e a favor do governo. Até o momento os ânimos estão contidos, mas volta e meia o bate boca volta. Imagina se a moda pega no Brasil? Todas as estátuas estariam de frente à prefeitura e prédios de governo estadual e federal! 



Para terminar o dia, nada melhor que uma para estratégica no Temple bar, bairro de restaurantes, pubs, bares e lojas... uma perdição! Mas esse merece um capítulo à parte. E fica pra amanhã! :)

Quer saber mais sobre Dublin? Lá no fim-de-semana tem várias dicas ótimas também! É só conferir :) 

Vale uma olhada, também, no visit Dublin e no Time out, com diversas dicas de onde comer, beber, comprar e dormir!

E amanhã tem mais, porque a cidade é pequena mas coisa para fazer é o que não falta! 
=* 

E você, já esteve por lá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...