quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A beleza das praças de Dublin


O inverno é belo. Principalmente (ou exclusivamente) para quem está de férias e sem agenda para cumprir (né não?). Mas como final de semana é uma oportunidade de pausa, nada melhor que aproveitar os dias dormindo até mais tarde, curtindo a preguiça embaixo do edredom, tomando um chocolate quente sem culpa ou algumas taças de vinho até as bochechas ficarem rosadas! Para completar, melhor ainda se o vinho for acompanhado de uma bela vista. Para isso, corra para dois belos parques de Dublin; o primeiro é o jardim da St. Patricks Cathedral e o outro é o St. Stephen´s  Green.


Vamos lá. Para começar, Dublin tem duas grandes igrejas, que representam, obviamente, as principais religiões do país: católica e anglicana. A primeira, Christ Church Cathedral é o prédio mais antigo da cidade e foi fundada ainda em 1030. Os pontos altos ficam por conta das criptas medievais, uma sala com os tesouros da Igreja e a tumba de Strongbow, líder viking e conquistador que participou das guerras de fundação do país lá pelos anos 1000. É aberta diariamente e a entrada é franca; mas como não tem jardim, vamos adiante. 

E logo ali, a uns 300 metros, está a sede da igreja anglicana na Irlanda; a magnífica St. Patrick´s Cathedral, construída em 1192. Como grande parte das antigas construções do tipo na Europa, tem estilo gótico; com grandes portais em formato triangular/oval, vitros com quase dez metros de altura, torres pontiagudas e muitas, muitas gárgulas. Para quem gosta de literatura, o escritor Jonathan Swift, autor de "As viagens de Guliver", está enterrado no local. Outro destaque são os jardins, perfeitos para um pic-nic ou para um passeio sem pressa. Em estilo inglês (ou seja, muito verde, muita grama e apenas algumas florzinhas), com bancos espalhados  e uma bela fonte esculpida em pedra-sabão bem no meio  do jardim; a gente se sente meio naqueles filmes do século 18, com vestidos enormes, sombrinhas de renda e crianças brincando com seus cachorros ao redor. A dica é passar pelo local justamente no final do dia (o que significa por volta das 16h), as luzes do pôr-do-sol deixam a igreja ainda mais linda e dão o destaque perfeito para fotos cinematográficas. 




Mas calma que ainda não acabou, gente! Guarde um pouco dos biscoitos e do café quente para a próxima parada, no St. Sthepen´s Green. O maior parque urbano da Europa está aberto ao público das 10h às 17h, diariamente. O local abriga vários lagos e é refúgio para patos selvagens (que a esta altura já estão domesticados, sendo possível alimentá-los), esquilos e outros animais típicos do clima frio; além de estátuas e homenagens a vários personagens históricos importantes do país. No verão, há a apresentação gratuita de bandas durante o dia. 



E quando o fim-de-semana chega ao fim, dá aquela vontadezinha de voltar à sexta-feira só para viver tudo de novo. A gente sabe que é frio, gelado, que o vento parece perfurar o rosto e que as bochechas ficam vermelhas; mas quando paramos para ver todas as fotos, risadas, trapalhadas e tudo o que foi possível apre(e)nder, o que a gente mais quer é colocar logo o sobretudo; pegar as luvas, cachecol e touca, e sair correndo para o próximo destino. 

E qual será? 


Fique com mais algumas imagens do destino dessa semana. Desta vez, é o tradicional Trinity College, a universidade mais antiga da Irlanda, fundada em 1592 (e no Brasil ainda vivíamos escravizados pelos portugueses e espanhóis). No início, apenas protestantes eram admitidos na instituição, e alunos católicos só foram permitidos a partir de 1793. Como nem tudo são flores na educação europeia, o ingresso de mulheres foi autorizado em 1904. A biblioteca contém incríveis 4,5 milhões de livros e manuscritos originais da época medieval, incluindo o famoso "Livro de Kells". Quem quiser estudar por lá, são oferecidos cursos de bacharelado e pós graduação em diversas áreas e a universidade foi considerada a 117a melhor do mundo

E você, qual é seu próximo destino? 

=*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...