terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Passeios em Londres para a primeira visita

Pessoal, em primeiro lugar, obrigada por todas as manifestações de carinho pelo post anterior! Seja por telefone, pelo blog, por facebook, pensamentos e vibrações... Obrigada! As palavras de carinho realmente me acalmaram e, sabe, acho que por conta do desabafo finalmente consegui ter uma boa noite de sonho sem nenhum pesadelo. Mas vamos que vamos, o medo é normal como disse a Thaís, e parece que ele até estimula a gente a continuar nesta jornada, né? 

Quanta diferença! Deu até saudade do cabelão!
Há algumas semanas estive em Londres pela 2a vez e ela continua linda! (a primeira vez foi no verão de 2008 e veja só aí a diferença de vestimentas). Mamãe e maninha estavam no velho continente e fomos para uma girls trip (alguém mais já teve essa experiência, como foi?) e foi maravilhoso! Comemos e passeamos horrores! Passamos mal com comida indiana, perdemos alguma bagagem no meio do caminho, tomamos chuva e até fugimos de chuva de granizo! Como a baby nunca tinha estado na capital inglesa antes, fizemos vários passeios tradicionais; a ideia, então, é sugerir um roteiro simples e com a cara de Londres para quem irá visitá-la pela primeira vez. Depois da tristezinha de ontem, nada melhor que resgatar boas lembranças, não é verdade?



A brasileirada ama Londres! E a sensação que se tem é de praticamente viver no Brasil, porque em cada esquina, restaurante, festa, ponto turístico, simplesmente em qualquer lugar você encontrará um conterrâneo. Ouso dizer que seria possível viver em Londres com o inglês apenas do "sorry", "thank you" e "excuse me". E a cidade é uma delícia! Agora, por exemplo, há 189 peças de teatro ou musicais simultaneamente, dá para acreditar? Mesmo se passássemos um semestre por lá não teria como ver tudo. Outra característica que me encanta é a mistura entre a capital cosmopolita e a vida tranquila. É incrível o quanto  é possível se surpreender em cada esquina; uma hora estamos no silêncio do Hyde Park e apenas algumas quadras adiante saímos direto em frente à Harrods, um dos  templos de compras mais famosos do mundo. A partir dalí,  algumas estações de metro adiante, está a famosa Picadilly Circus, onde é possível encontrar tudo o que você imaginar comprar. 



Londres é surpreendente. Há a dos brasileiros, dos indianos, dos cults, dos baladeiros, dos que apreciam a boa gastronomia, dos que são loucos por moda (mas isso fica para um próximo post) e, claro, daqueles que a deslumbram pela primeira vez. Neste caso, não há como escapar dos tradicionais roteiros turísticos (até porque são um charme!). E, para aproveitar bem o passeio, a primeira dica é o hotel, que deve ser perto de alguma estação de metro. De preferência uma com diversas linhas, o que dará maior facilidade ao se locomover pela cidade. Fiquei próxima à estação Vitória e foi super tranquilo, deu para fazer vários passeios à pé (Abadia de Westminster, Big Ben, London Eye) e aproveitar a atmosfera da região. O sistema de transporte coletivo de Londres é muitíssimo bem estruturado, mas sempre que possível ande por cima da terra e aprecie a arquitetura e as diferentes tribos que sempre estão pelas ruas. 

As principais atrações são sempre cheias, não importa se faça chuva, sol, neve, vento ou tudo junto. Para economizar tempo e dinheiro, a dica é furar fila com estilo e elegância. Para uma primeira visita, a ideia é conhecer os pontos mais famosos, certo? E para aproveitar bastante, escolha uma região a cada dia, isso fará com que você não perca tempo no trânsito ou andando de um lado para o outro. Para o primeiro dia, melhor mesmo apostar em um roteiro que possa ser feito à pé, como Catedral de Westminster - Abadia de Westminster - Big Ben- London Eye. Para encerrar, nada melhor que o tradicional chá das cinco.





A Catedral tem entrada gratuita. Foi a primeira vez que a visitei e na verdade foi por pura conveniência. Estávamos passando em frente rumo à Abadia quando a construção avermelhada e imponente nos chamou a atenção. Entramos e a imponência do mármore, dos adornos folheados e dos desenhos imensos em mosaico são de impressionar! E é claro que a gente tentou registrar tudo, mas, já na primeira tentativa levei um grito de algum vigia do local. É que a tonta quis tirar foto no meio da missa (que fique bem claro que era sem flash) e não gostaram muito não (peguei pesado, será?!). 


De lá, basta continuar seguindo em frente e a próxima parada será a Abadia de Westminster, bem ali onde o muso William e a plebeia Kate se casaram naquela cerimônia desconhecida. Ali a entrada é paga e é preciso ter atenção redobrada: a região tem fama de ter vários trombadinhas à espreita esperando turistas desatentos com bolsas abertas e carteiras forradas de dinheiro. Já havia visitado o local antes, mas o destaque da vez ficou por conta das lápides de escritores e artistas famosos ingleses. Até Sheakespeare está por lá! É ali também que estão os túmulos de toda a família real. Tudo muito simples e sem adornos, como dá para imaginar (só que ao contrário). Todos os túmulos contém esculturas em tamanho real representando a pessoa que lá está enterrada. E todos os detalhes do morto (rosto, roupas, cores preferidas, detalhes em joias) estão desenhados. Meio mórbido, não? 


Dali para o Big Ben e a London Eye são cinco minutinhos de caminhada. O primeiro, sede do parlamento, é parada apenas para fotos em frente ao relógio que marca o horário oficial da Grã-Bretanha e só. É engraçado quanta gente está por lá para fazer um registro. O local é tão símbolo do país que os turistas atravessam a cidade para conhecê-lo. Se, de um lado do rio está o grande relógio, do outro, a London Eye enche a tela de LCD de qualquer máquina fotográfica. O passeio vale à pena tanto durante o dia ou à noite (funciona até as 20h) e para quem quiser ter as duas experiências o preço é especial. Até por volta das 17h as filas são bem grandes, mas depois é mais tranquilo. Contudo, mesmo que muitos estejam por lá, não é tão demorado assim, isso porque a cada parada as cabines podem receber até 20 pessoas! 






Salão de chá do Hotel Ritz. Finesse total
Depois de tanta andança a barriga já está reclamando, né gente? Então, para fechar o dia, nada melhor que um tradicional chá inglês, o famoso chá das cinco. Existem vários locais famosos na cidade. Dizem que o melhor é o do Hotel Ritz, mas investir entre 45 e 65 libras por pessoa para um chá, nos pareceu um pouco demais. Ah, caso alguém se interesse, não esqueça de fazer reserva no site antes, se chegar lá pedindo mesa vai ser viagem perdida. Como boas brasileiras, fomos aproveitar os benefícios do London pass, e o chá foi no restaurante do prédio da famosa Jhon Lewis, lá no último andar e com vista panorâmica para a movimentadíssima Oxford Street. Chazinhos, geleias, bolinhos doces e mini-sanduíches diversos fazem parte do cardápio e para quem tem o passe, a promoção é bacana, você compra um chá completo e tem 50% de desconto no segundo. Alguém tem outra sugestão de lugar bacana para o bom e tradicional chá? 


E por hoje é isso, 
mais Londres em breve! 
=*

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...