terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Um gostinho da Europa - pratos exóticos do velho continente

A gente ama comer. E comer bem faz parte da viagem, certo gente? Mas e quando comer bem não significa "prato convencional", como é que fica o apetite? Já pensou em queijo com larvas de moscas?  Estômago de carneiro recheado? Essas são apenas algumas das iguarias que o velho continente revela a você. Confere aí embaixo e responde:

Vai encarar? 



[IMG]Haggis 

Tradicional prato escocês leva na receita pulmão, coração, rins e todos os demais miúdos de carneiro cozidos dentro do estômago do próprio bicho e ligados por farinha de aveia. O sabor não é dos piores e se você não souber do que é feito dá até para encarar como se fosse uma carne moída com tempero diferente. Em Edimburgo, se quiser encarar a aventura, aposte no prato que é servido no pub  The World´s End, perto do castelo. Vale à pena.  Ele já apareceu por aqui antes. 






[IMG]
Hakarl
Quem encara esse? Até mesmo Anthony Bourdain, aquele que viaja o mundo experimentando pratos estranhos e mostra tudo em seu programa, No Reservations, afirmou certa vez que esse é o prato mais nojento que já provou e que não repetiria a experiência. Originário da Islândia, é carne de tubarão apodrecida por dois a quatro meses e fede a amônia. É frequentemente vendido em cubinhos, como um espetinho. 







[IMG]
Casu Marzu 
Queijo é uma delícia, certo? Agora conta, você provaria a receita ao lado? Tradicional da Sardenha, na Itália, é feito de leite de ovelha não fermentado, mas já em estado de decomposição, apodrecido mesmo. Para completar, durante o processo são introduzidas cerca de 500 ovos de moscas que eclodem em larvas e começam a comer o queijo já pronto. Por conta do sistema digestivo dos bichinhos, a textura final é muito macia. Ah, para comer muitos não tiram as larvas! Só cuidado que elas podem pular  até 20 centímetros. Por isso, parte do costume é colocar a mão acima da boca para elas não caírem no chão ou nas roupas. O acompanhamento é feito com pão, azeite e uma taça de vinho tinto (uma garrafa, por favor! Senão não tem como encarar). Se resolver provar a iguaria, atenção: só podem ser comidos aqueles em que as larvas ainda estão vivas. Ah, dizem que é afrodisíaco. Quer testar?





Carne de Cavalo 
Nham, nham! Que tal o suculento bife aí ao lado? O pequeno detalhe é que a delícia é feita de carne de cavalo. Isso. Ca-va-lo. Muito consumida na França e Holanda, dizem que a carne tem um sabor mais forte e adocicado que o gado. Leonardo da Vinci, em seu "Caderno de Cozinha", já dava a receita: "a melhor maneira de ingerir um cavalo é prepará-lo como a sopa de vaca, mas no lugar de três cenouras, três cebolas". Dizem que, no século 18, o escritor Amédée Latour chegou a promover um jantar em que preparou os mesmos pratos usando carne de cavalo e de boi. A unanimidade do sabor, no julgamento dos convidados, foi a primeira opção. 







E a gente que pensava que era só na China que precisávamos ter estômago forte... vai encarar algumas das opções? Eu "testei" só a primeira, e realmente não foi tão estranho. As demais, não sei se teria a coragem necessária. E você? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...