segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A orla de Brighton

Vista para a praia e as famosas falésias de calcário. Em Dover,
cidade vizinha, é possível atravessar de balsa até a França e
ter a imagem a partir do outro país
Não tem jeito, a alma brasileira dá as caras não importa o frio e mesmo do outro lado do mundo a gente sempre dá um jeito de dar uma apimentada nos dias e nos programas invernais. Se existe uma cidade com um tempero de samba na Inglaterra, definitivamente essa é Brighton. Não somente pelos conterrâneos, mas principalmente pelas cores, pelo acolhimento e, claro, pelo "corgão" azul que se derrama quilômetros e quilômetros, até aonde a vista alcança. Contudo, como nem tudo se resume a céu azul, água morna e cerveja gelada,  há, literalmente, várias pedras no meio do caminho. 



Diferente do Brasil, onde as areias brancas dominam a beira-mar, em Brighton  o pedregulho faz um carpete por toda a praia. O vento por lá é tão incessante durante todo o ano, que a prefeitura decidiu substituir a areia fofa por pequenas pedras. A reposição é constante, portanto, mesmo no verão é um tanto desconfortável caminhar pela beira da água e tomar sol esticada no chão é praticamente impossível. Para resolver o problema existem diversas barraquinhas que alugam cadeiras, mas o mais comum é cada um levar a sua. Não se preocupe porque a maioria dos hotéis fornece guarda-sol e espreguiçadeiras aos hóspedes, então provavelmente você não precisará se preocupar com o-que-fazer-com-o-trambuco quando pegar o trem para a próxima cidade do roteiro. 


Mesmo cheia de pedras, é maravilhoso, não? Você também não acha que a atmosfera é super retrô?


No inverno, mesmo os dias claros não deixam com que tiremos as botas, cachecol e casacos, nada que diminua a beleza da cidade ou a opção de programas. A dica, então, é aproveitar um dos restaurantes da orla para comer o tradicional fish and chips. São váááários, mas o top da vez fica para o prato servido no Victoria Bar, no pier da cidade. A porção dá para duas pessoas e mesmo frito o peixe é super sequinho e crocante - daqueles que fazem "crec-crec" quando vamos mordendo. Hmmmm, imperdível! Para completar e fazer a linha light, vem até uma folha de alface e algumas cenourinhas ao lado do prato, ou seja, dá para se esbaldar e ainda posar de saudável! Quer coisa melhor, mulherada?! Corra para lá e depois conta pra gente o que achou! 


O charme das lojas da orla de Brighton
Depois do almoço completo, o bom mesmo é dar uma olhadas nas lojinhas de artesanato do calçadão. Nada de brinquinhos e colares de escama de peixe ou miçangas com ar hiponga. São peças de decoração feitas à mão em estilo patchwork ( confira algumas imagens fofíssimas na nossa comunidade no facebook) e a preços convidativos. Bela opção para comprar todos os souveniers que precisar! 


Brighton tem tudo o que a gente gosta: cozinha típica de beira-mar, música, dança, festas. Cidade colorida, vibrante, com alma brasileira. Vale ou não vale uma parada estratégica de fim de semana? 


E jájá tem mais aventuras!
=* 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...