quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A Renata quer saber sobre o seguro-viagem e o seguro-saúde


A Renata Vieira, lá de Macaé (RJ) enviou um e-mail querendo saber sobre o que é e quando precisa-se dos seguros viagem e saúde para a Europa. 

Você também quer saber? E olha que a falta deles pode impossibilitar a sua entrada no país. Já imaginou que droga depois de 11 horas de voo ter que voltar para o Brasil por conta de um detalhe como esse? 

Confere aí então, ó: 

Olá, pessoal, meu nome é Renata Vieira, moro em Macaé (RJ). Em maio vou fazer minha primeira viagem à Europa (Suíça, Alemanha e França). Queria saber se preciso de seguro-viagem ou seguro-saúde para o passeio. Dei uma olhada nos preços mas estou achando meio caro. É realmente preciso? O que acontece se eu não tiver? 

Obrigada e um ótimo 2012 com muitas viagens! 



Oi, Renata! Ótimos destinos escolhidos, hein?! Ainda mais em maio, quando a primavera já deu as caras pelo velho continente. 

Seguro-viagem e seguro-saúde são a mesma coisa. Ainda que brasileiros não precisem de visto para ingressar nos países do Tratado de Schengen por um período de até 90 dias e quando a viagem tem fins apenas turísticos, é preciso ter essa cobertura médica para qualquer eventualidade. Em geral, o contrato precisa cobrir assistência médica, hospitalar e repatriação. Além disso, países como Alemanha e França exigem uma cobertura mínima de 30 mil euros. 

Não é regra, mas o documento pode ser solicitado na chegada ao continente, ainda na imigração. Caso você não o tenha, sua entrada no país pode ser barrada. Nada bom para quem já gastou alguns milhares de reais na viagem, né, Renata?! Melhor não arriscar. O seguro pode ser adquirido em agências de seguro ou de viagem e você paga apenas o valor correspondente ao número de dias que ficará na Europa (preste atenção porque a validade deve começar na data que você chega ao território até a data em que entrará no Brasil novamente). 

Aqueles que possuem nacionalidade europeia estão isentos. Assim como cônjuges e filhos de cidadãos de nacionalidade europeia.

Outra opção é você confirmar com a sua operadora de cartão de crédito internacional se há cobertura saúde/viagem inclusa. Em caso afirmativo você não precisa adquirir a outra (e isso é uma coisa que quase ninguém informa à gente). 

Para facilitar, dá uma olhadinha nessas empresas: 
World Nomad (em inglês)

E você, também tem alguma dúvida?
É só enviar um e-mail para perdidapelaeuropa@gmail.com, deixar um comentário ai embaixo ou em nossa comunidade no facebook

E até já, 
=* 

8 comentários:

  1. Parabéns pelo ótimo artigo. Gostaríamos de contribuir também.

    Olá Renata, também podemos ajudá-la em suas futuras viagens. Procure o http://corretor24horas.com.br/seguros/viagem/ que teremos prazer em atendê-la.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alyssa, bom dia,

    Ótimo artigo, parabéns pelo blog !
    Possuo cidadania européia e em janeiro/2013 estarei me mudando para a Europa, provavelmente Irlanda. Irei sozinho depois voltarei para buscar minha esposa que não tem cidadania européia. Estava com dúvida se deveria fazer o seguro saúde para ela, mas vc está dizendo no texto que não conjugê de cidadao europeu não necessita (fiquei feliz com isso rs). Vc sabe se consigo essa informação oficialmente? Sabe se existe algum site que confirme essa informação?. Tenho receio de chegar no aeroporto e exigirem o seguro saúde da minha esposa.

    Obrigado,

    Marcio

    ResponderExcluir
  3. Oi, mundo legal suas dicas e li muita coisa a respeito da Europa aqui no seu Blog. Na verdade estou neste momento em Praga e estou lendo seu blog aqui no quarto do hotel. Eu pesquisei pela internet e acabei comprando seguro viagem pelo site da Travelia Viagens que parece ser confiavel e os precos eram bons.

    Quero agradecer pelos seus posts informativos e sempre sugiro o seu blog a amigas.

    Para quem esta buscando seguro, deixo aqui o link do site que eu comprei: https://seguro.traveliaviagens.com.br/seguroviagem.php

    ResponderExcluir
  4. veja mais informacoes no https://www.airportpark.com.br/SeguroViagem.html

    ResponderExcluir
  5. Ola bom dia! Tenho Nacionalidade Portuguesa e vivo na França,minha filha vem me visitar no mes de Dezembro. é nescessario que ela tenha esse seguro? Ou essa carta de acolhimento.
    é suficiente pra que ela não tenha problema na chegada aqui.

    ResponderExcluir
  6. Que tipo de serviço devo procurar aqui em França pra ajuda la na sua entrada aqui.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, pelo post... gostaria de incluir mais algumas informações;

    Nas viagens com destino para Europa e quando há intenção de estender para outros países fora do continente como por exemplo Marrocos; Deve-se atentar para contratação do Seguro Viagem Internacional com cobertura em Dólares, pois diversas opções de seguros para Europa, não oferecem cobertura fora do continente ou a limitam à 50%.

    Para quem for praticar esportes, ou possuir doenças ou lesões preexistentes também devem contratar seguros com coberturas específicas para estes fins.

    Sugiro a Safer Corretora de Seguros, o auxilio de um corretor de seguros especializado tanto na contratação quanto na utilização pode ser valioso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...