segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

The Cavern "original"


Sim, em Liverpool tudo é Beatles. Em todos os lugares há alguma referência. Em todas as lojinhas há bonequinhos, camisetas, bolsas, chaveiros, paletas de guitarra, mini-guitarras, óculos redondos e tudo mais o que possa lembrá-los. E é claro que como boa turista, não poderia deixar de visitar o lugar onde tudo começou. O templo sagrado para os beatlemaníacos. Local de peregrinação a todos os que querem conferir "de fato" onde tudo começou, o palco das primeiras apresentações. O The Cavern "original". "De fato" e "original" porque, na verdade, o bar aí de cima é uma réplica do original de fato (sem aspas). Pois é, o bar mais famoso do mundo não passa de um molde daquele que existia nos anos 1960. É que em 1973 o club foi demolido para dar lugar a uma linha do metrô que nunca foi concretizada (onde hoje abriga o Shopping Cavern Walk), depois de passar anos tentando levantar dinheiro para pagar as dívidas (diversas bandas tentaram angariar fundos, mas não foi suficiente). E o que existe hoje é uma recriação do original (há 15 metros de distância). A nova obra começou em 1984 e utilizou mais de 15 mil tijolos que tinham sido recuperados e restaurados. O famoso palco foi recriado com as mesmas inscrições do original, contudo, novas áreas foram adicionadas (área VIP, Camarins e até um novo palco - onde Paul apresentou-se em 1999 e 2003 e a ótima Adele em fevereiro deste ano. O local exato do palco original é demarcado com uma foto e uma inscrição informativa. 



Reprodução da parede original do The Cavern
Para comparar, confere ai embaixo o vídeo da primeira apresentação já filmada no The Cavern (que, óbvio, foi dos Beatles) e é a estreia de Ringo Starr na banda. Será que tem alguma diferença entre os dois? Ah, outro fato interessante é que quando o clube foi aberto, em 1961, a entrada custava 5 libras e já em 1963 o valor para assistir a um show do quarteto saia por até 300 libras. Ao total foram 274 apresentações dos meninos antes de sair pelo mundo e conquistar a América e o resto da Europa. 


Ainda com toda essa mudança, ir ao The Cavern é parada obrigatória em Liverpool, e sabe o que foi o mais curioso? Ao entrar lá, haviam alguns anúncios sobre a cerveja produzida com o mesmo nome do local e, é claro que tentei pegar uma cópia (até porque o anúncio era lindo, todo em estilo anos 1960). Contudo, fui informada que  não deixam sair do local nenhum tipo de material impresso e que não fazem folders ou cartazes para serem distribuídos aleatoriamente. O motivo? Preservar o nome do local e evitar a reprodução de material com o nome de lá. Todavia, assim como em qualquer loja de souvenir o que não falta são camisetas (bem estilosinhas até), chaveiros, miniaturas, réplicas da parede, réplica de anúncios de show dos anos 60 e até ingressos, todos, claro, com a "marca" bem grande e impressa em letras garrafais. Contradição, não? 

O melhor de tudo é que a entrada é gratuita durante o dia e para chegar lá é super fácil, há diversos tours (como o especializado Magical Mystery) ou os tradicionais Sightseeing (que passam por diversos pontos turísticos da cidade e você pode subir e descer do ônibus quantas vezes quiser). Ah, durante a visita procure pela camiseta do Brasil autografada pelo Pelé e aproveite para tirar muitas fotos. À noite, tome cuidado com a falta de ventilação, como é no subsolo é super abafado e fedorento (mas ainda bem que proibiram fumar na área interna). Ah, vale uma fotografia na mesa localizada ao lado do banheiro feminino, sabe por que? Diz a lenda que era o local preferido da banda, uma vez que os "brotos" saíam direto do trabalho e iam para a "balada". O toilette, então, era o local para se maquiarem, arrumarem os cabelos e, trocarem de roupa. A felicidade era que a porta do banheiro ficava frequentemente entreaberta pelo movimento e a felicidade era, então, geral. 

Além disso, preste atenção e repare nas seguintes diferenças: 

1- O atual club ocupa apenas 50% o espaço do original. Use a imaginação sobre como seria o local original! 
2- Para chegar ao original, você teria que descer 18 degraus, hoje são 30. 
3- Ao chegar lá embaixo, o palco se situava logo à frente, hoje ele está à esquerda da entrada

Para terminar, que tal umas fotos atuais? 





Gostou? A próxima vai ser melhor ainda!
=* 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...