quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ponte aérea: O que é o tal do "duty free"?


E a Camila Rocha lá de Recife mandou um e-mail para a gente essa semana: 

Olá, pessoal! 

Estava lendo os posts passados e vi aquele sobre "tax free" e fiquei em dúvida, isso é a mesma coisa que "duty free"? 

Obrigada e ficarei muito feliz se me responderem, vou para a Europa nos próximos meses e estou em dúvida quanto algumas coisas ainda!



Camila, vamos lá: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. 

Tax free é um reembolso de até 20% que você pode solicitar quando adquirir produtos como roupas, eletrônicos ou perfumaria no exterior, basicamente aquilo que pode ser exportado. Nesse caso não entram gastos com albergue, aluguel de carro ou hotel, mas remédios, consultas médicas, livros, revistas e jornais tem isenção de 5%. Há algumas regrinhas para você pedir essa porcentagem de volta e você pode conferir todas aqui nesse post passado sobre o tax free.  

O duty free é basicamente tanto um limite que cada pessoa tem para comprar com isenção de impostos, quanto o nome das lojas que vendem esses tipos de produtos nos aeroportos mundo à fora. A quantia permitida é geralmente é de US$500 (quando você entra no Brasil com aquisições feitas em aeroportos em outros países) e tem restrições quanto à compra de artigos como álcool e tabaco. No Brasil, são administrados pela gigante Dufry e no site deles você pode conseguir mais alguns descontos se estiver cadastrado ou até reservar algum artigo que estiver interesse para recolher direto no aeroporto  antes de chegar ou sair do país. Mas fique atenta a algumas regras: 

  • Sob as compras feitas nas áreas Duty free dos aeroportos internacionais no Brasil não há limite de valor
  • As sacolas, uma vez lacradas, não podem ser abertas até que você deixe o aeroporto 
  • Caso você adquira produtos no duty free em aeroporto do exterior, antes de voltar ao Brasil, cuidado para não extrapolar a cota. Sobre o valor excedente é cobrada cota de 50%. 
Dúvida respondida? 
E amanhã tem mais!
=*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...