quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ponte aérea: como funciona o tax free

Nos últimos dias, o pessoal entrou em contato por facebook com algumas dúvidas sobre os processos burocráticos para a Europa, como encontrar boas promoções e até solicitando informações específicas sobre um hotel ou restaurante. E é claro que a gente fica muuuuuuuuito feliz com esse carinho de todo mundo! Obrigada, Brasil! 

Diante disso, vamos inserir uma nova categoria no blog: "ponte aérea". A Todas as perguntas e respostas que o pessoal envia para a gente vão estar com essa tag. Ao invés de respondermos apenas para quem enviou, vamos publicar a dúvida no blog, assim, mais gente pode ter sua questão respondida. Então, se você quiser acessar as outras dúvidas, basta procurar por "ponte aérea". 

Mas, então, sem mais delongas...O Rodrigo Souza, de São Paulo, enviou uma mensagem pra gente via facebook querendo saber o o tal do tax free: 


Olá,
Meu nome é Rodrigo Souza, tenho 36 anos e moro em São Paulo. Daqui a duas semanas vou embarcar para a Europa (Roma, Barcelona e Paris) com a minha namorada. Vamos ficar 20 dias e pretendemos comprar algumas coisas para trazer ao Brasil. Um amigo me falou sobre um reembolso de parte do valor de nossas compras, como funciona isso? 
Ah, adoramos seu blog, Alyssa, apesar de não comentarmos acompanhamos diariamente! A história de ontem sobre o queijo muçarela nos fez rir durante horas. Lembramos de você na hora do jantar! Parabéns e força aí! 


Oi, Rodrigo! 
Primeiramente, obrigada pelos elogios! E que bom que lembraram da gente aqui do outro lado do mundo. Sempre que morder um sanduíche com muçarela fatiada, pense em nós! 


Quanto à sua dúvida, o Tax free é a isenção do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), embutido em todos os produtos europeus e que varia de país para país, mas a média é de 20% sobre o valor da compra. Apenas quem reside fora da União Europeia pode solicitar o reembolso e não para todos os produtos, somente aqueles que serão exportados. Ou seja, contas de hotéis, restaurantes, albergues, aluguel de carros não entram no benefício. Gastos médicos ou com medicamentos, livros, jornais e revistas tem isenção média de 5%. 


Para pedir o reembolso, você deve solicitar, nas lojas em que fizer compras, o formulário de tax free. Eles irão preencher com os dados do local e do seu passaporte, então é imprescindível que você esteja com ele. Cada país tem um montante mínimo para que o benefício possa ser utilizado e ele só vale para compras feitas em uma mesma loja, na mesma ocasião. Em Portugal, por exemplo, é de 61,35 euros ( na França já é de 170 euros), ou seja, não adianta você comprar um pouquinho em cada lugar e depois querer pedir o reembolso. Você terá que gastar este valor em um só local para ter direito.


É importante atentar-se ao prazo. Você tem até três meses após a data da compra para pedir o reembolso. Para isso, guarde o formulário junto com o recibo e após fazer o check in de volta para o Brasil, apresente tudo aos agentes alfandegários. Atenção, leve as compras preferencialmente na bagagem de mão, pois a Polícia Federal pode se negar a dar a autorização caso peça para conferir tudo e você já tenha despachado. Depois que tiverem aprovado e carimbado toda sua papelada, vá aos posto de reembolso nos terminais internacionais e apresente tudo lá novamente (a andança é grande) e você escolhe se quer receber o valor na hora ou no cartão de crédito. Pronto! Quase 25% do valor que você gastou vai voltar para o seu bolso! 


Ah, por fim, preste atenção nesses detalhes: 
1- Chegue com antecedência maior ao aeroporto pois as filas costumam ser demoradas. Reserve cerca de duas horas para o procedimento (dinheiro na mão todo mundo quer, né?!) 
2- O reembolso pode ser intermediado por empresas como Global Refund e a Premier Tax free, neste caso, elas descontam entre 4% e 5% como taxa pela transação 


No mais, aproveite sua viagem, curta o frio, tire muitas fotos e mostra pra gente depois ;) 


Se você quiser mandar suas dúvidas e até um texto sobre algum lugar que visitou, basta deixar um comentário ai embaixo ou curtir nossa página no facebook. 


Estrelinhas, inhas =* 
E amanhã tem mais!

Um comentário:

  1. Ola, adorei a materia!!! vejo muitas colocacoes sobre a dificuldade em receber o tax free, mas nao passei por essa experiencia. So gostaria de esclarecer uma duvida, esse ano vou passar por varios paises, e meu retorno sera por lisboa. Posso apresentar os formularios adquiridos nos outros locais??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...