quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Museu Mundial em Liverpool


Mais uma ótima opção para a gente não gastar nada e se divertir muito pela Europa! E dessa vez o negócio é forte, é o World Museum, em Liverpool, com entrada totalmente gratuita e cinco andares de interatividade, é um programa perfeito para toda a família (atenção papais à procura de programas com os filhos), reunindo desde exposições volantes a peças que retratam a cultura dos cinco continentes (desconsiderando-se a Antártica), passando por um centro de estudos marinhos com fosseis minerais e animais ao alcance das mãos. Fundado em 1853, o destaque são as peças que retratam a cultura ao redor do mundo. Para ter uma ideia de sua popularidade, em 2010 quase 800 mil pessoas passaram por aqui. O interessante é que o prédio do museu não é o original, mas sim, foi construído em 1860 por Willian Brown, banqueiro e político que patrocinou a construção em estilo neoclássico - já que o local original não estava mais suportando a quantidade de visitantes. 

Abre parêntesis para uma reflexão:
(Parece nosso Brasil, onde os políticos estão sempre dispostos a patrocinar as artes e a cultura popular em locais adequados a sua preservação. Que orgulho!)



Gente, não deixe de visitar o Aquário e a Casa dos Insetos. O primeiro surgiu em 1857 e é o segundo aquário público do mundo! Ali estão reunidos animais e plantas aquáticas em um espaço projetado para reproduzir o ambiente natural de cada espécie. Não deixe de ver a seção Tropical (com o fofo Nemo), os Mangues e os Nativos - com peixes que mais parecem terem saído da pré-história. Já a casa dos insetos mostra colônias inteiras de escorpiões, aranhas e até as temidas formigas africanas. Dá para ver como cada animal vive e interagir com aparatos especiais que reproduzem o som e a textura da pele de cada um. 

World Museum abriga o segundo aquário público do mundo

No terceiro andar ficam os grandes destaques, as galerias de cultura mundial e história antiga. A primeira sala é de tirar o fôlego isso porque não são apenas mais de 40 mil peças expostas em prateleiras (várias da região da Amazônia brasileira). O diferencial é que realmente se tenta explicar a história e diferenças entre os povos através de seus artefatos culturais, de suas crenças de religiões. Então você irá encontrar máscaras de rituais africanos e peças entalhadas em marfim juntamente com algumas peças europeias, o que faz ser possível relacionar as semelhanças e influências que os países dominantes tiveram sob suas colônias durante séculos. Logo depois, a história antiga traz mais de 60 mil peças de povos gregos, romanos, egípcios e anglo-saxões. O ponto alto é o antigo Egito, com diversos displays interativos que explicam o modo de vida e as diferenças culturais e de castas existentes naquela sociedade. Além disso, é possível aprender sobre o processo de mumificação utilizado por aquele povo e como é feita a restauração de objetos. Alô, papais! O museu disponibiliza guias a cada hora para passearem com as crianças pelo local, então pode ficar tranquilo enquanto você também descansa e vê muita coisa nova. 

Armadura japonesa, máscara contra os maus espíritos da Oceania e altar budista feito de ouro. Algumas peças expostas  na galeria de Cultura Mundial

Por fim, o quinto andar reserva o primeiro planetário surgido fora de Londres. Reformado em 2005 é hoje uma das maiores atrações do local, recebendo mais de 90 mil pessoas todos os anos. Além do sistema solar, o show fica por conta de uma exploração espacial com imagens geradas pelo telescópio Hubble, explorações especiais com auxílio de telescópios no sol e na lua além da observação do espaço de acordo com cada estação do ano. É o máximo. Atenção, a dica é que a entrada também é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso na portaria, já que apenas 62 assentos estão disponíveis. 

E por hoje é só, pessoal!
E você, já conhecia? Tinha ouvido falar?
Tem outra dica??

Amanhã tem mais, 
=* 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...