sábado, 10 de dezembro de 2011

Um pulinho em Manchester

Prepare-se para andar, ver prédios cinzentos e não ter nenhuma (ou pouca) ajuda para chegar aos lugares. Assim é Manchester, reduto de um dos mais famosos times de futebol da Inglaterra e berço de bandas como Oasis, Simply Red e New Order. A cidade, segunda maior do país e com grande importância história (foi aqui que a Revolução Industrial no século 19 teve início), recebe mais de 3 milhões de turistas todos os anos. Cheia de contrastes, é possível encontrar construções com mais de 200 anos dividindo a mesma quadra que arranha-céus modernos - principalmente após 2008, quando a prefeitura resolveu investir na revitalização do centro, para deixá-lo mais acolhedor aos turistas. Contudo, de nada adianta ter a cidade mais acolhedora do mundo se as pessoas são tão frias quanto um pedaço de mármore ou mais mal-educadas que o Faustão em suas entrevistas dominicais. 



Manchester, cinzenta e nublada. Contrastes em todas as esquinas

Não sei se foi porque os dias por lá estavam muito frios e chuvosos, mas não consegui perceber esse acolhimento. Primeiro porque só há um centro de informação turística na cidade (no Picadilly Gardens) e segundo porque vivenciei a seguinte amabilidade inglesa: "Olá, gostaria de saber alguns locais legais para a gente visitar na cidade. Quais os principais pontos turísticos?", e a respostas foi tão simpática quanto o tom da indagação "Tem esses folhetos aí. Vê o que que tem". E só. E ainda de cara feia. Caso você tenha um tempo extra, pode consultar o site oficial da cidade e se informar sobre as principais atrações de teatro, shows e restaurantes. Contudo, sugestões de passeio que é bom, nada também. Mas é claro que a gente que já passou por isso, compartilha e facilita a vida de quem está com malas prontas. 

Para começar, a boa é apostar em um hotel no centro da cidade. Ainda que os preços sejam um pouco mais elevados, você economiza no táxi, não perde tempo no trânsito e ainda consegue explorar ruelas, bares, pubs e a vida que passaria despercebida de dentro do carro. A dica é o Arora Hotel que, apesar do preço salgadinho está super bem localizado (dá para estar no Picadilly Gardens em 8 minutos de caminhada, em 15 minutos na Catedral de Manchester e fica bem em frente à Galeria de Arte da cidade), os quartos são grandes e o café da manhã é bem completo e vai além do tradicional inglês, com frutas e iogurtes - porque encarar um prato de bacon, feijão, cogumelos, pão e ovo...

Fachada do Arora Hotel, em Princess Street

Os quartos são espaçosos e acomodam bem famílias com até cinco pessoas

É claro que uma parada tradicional é o estádio do Manchester United, há uns 10 minutos do Picadilly Gardens. A passagem custa 3,70 libras (com retorno) e o ponto fica bem em frente ao local, super fácil de chegar. Mas é claro que por aqui nada é de graça. O acesso ao museu custa 10 libras para adultos e quando incluso o tour, 15 libras. Crianças e idosos tem descontos. A webpage do clube disponibiliza todos os valores. 




Vale á pena pagar o valor do tour porque o local é enorme e somente dessa maneira você poderá ter acesso ao campo, ao túnel que leva os jogadores ao campo e até ao vestiário. Os grupos saem a cada dez minutos e são acompanhados por um guia do local. Se você estiver sorte e o dia estiver ensolarado, é possível até dar uns chutes a gol no gramado. 

Interessante é também o destaque dado ao acidente aéreo de 1958, no qual oito jogadores morreram quando voltavam de uma partida de Munique (Alemanha). Preste atenção que logo ao final do tour, no lounge de honra da diretoria do clube, há um painel com uma pequena chama eterna, que relembra todos os que perderam a vida naquele dia. Além disso, no museu, há uma ala inteira com reportagens de jornais, televisão, rádio, além de informações sobre como tudo aconteceu. Outro destaque são todos os troféus conquistados ao longo dos anos pelo clube, além de uniformes dos principais jogadores, bem como uma galeria com antigos objetos de futebol, uniformes do século 19, bolas e chuteiras, plantas originais do estádio, entre outros. 

Apesar do dia de chuva, nublado e com muito vento, o passeio valeu e até eu que não sou tão fã de futebol, fiquei com vontade de voltar em dia de jogo e ver tudo lotado!

E você, já conhece por lá? Tem alguma outra dica? 

E por hoje é só!
Amanhã tem mais Manchester, 

=*


Ah, lá na nossa comunidade no facebook tem fotos exclusivas de Manchester! É só curtir a página e conferir!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...