segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O Natal em fotos

Sabe aqueles filmes clichês que mostram o natal com pessoas pedindo doações, outras fazendo, outras com dezenas de sacolas de "compras natalinas", outras, ainda, com aqueles casacos de lã com desenho de renas, árvores de natal enormes, cidades cheias de luzes, músicas natalinas em todos os lugares, em todas as horas. É, na Europa é desse jeitinho mesmo. Todos fazem compras de natal, escolhem os guardanapos para a ceia, cantam "bate o sino pequenino" umas trinta vezes ao dia, tudo isso sob um frio de, pelo menos, 0 graus. Como brasileiro acostumado com um natal em uma atmosfera menos gelada e mais familiar temos algumas opções: a primeira é se acostumar com a cantoria, o clima frio e a possibilidade de passar a noite sozinho (porque a data é extremamente familiar e não é comum que nem mesmo amigos sejam convidados para dividir a ceia na mesa de natal) ou embarcar em um primeiro avião rumo ao céu azul, ao calor, à confusão brasileira. E foi isso que eu fiz. 
A Europa é linda, é cultural, é organizada e as coisas realmente funcionam por lá. Mas tem horas que simplesmente a saudade da nossa casa é tão grande que não importa a buniteza do lugar, você quer apenas estar na sua casa, na sua cama, comendo a sua comida, ao lado de quem você ama. Então, nada melhor que uns diazinhos de Brasil, calor, samba e caipirinha para recarregar as baterias para a próxima temporada de frio. E como por aqui, Natal também é tempo de passar com a família (mas a gente inclui os amigos com a maior alegria no coração), a gente reúne todo mundo pra comer, beber e suar juntos nesse maravilhoso verão brasileiro e baiano. Porque nada é mais bonito que estar na casa da gente. 

Mas é claro que temos muitas aventuras e trapalhadas fresquinhas para compartilhar. Porque a gente passa frio e fome, mas não deixa de se divertir até nos momentos mais inoportunos ou estranhos (aguardem!!). 

E como a alegria é muito grande fica aí umas fotinhas de como foi o Natal por aqui. 
E o seu, como foi?? 


=* 

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...