quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ponte aérea: meu celular funciona na Europa?

O Renato Moura, lá de Salvador enviou um email pra gente no perdidapelaeuropa@gmail.com querendo saber como é a questão dos celulares na Europa, olha aí:

Olá, 
Sou Renato Moura, tenho 34 anos e moro em Salvador. O negócio é que daqui a dois meses vou fazer minha primeira viagem internacional: passarei um mês na Europa (França) com um grupo de amigos. Estou com algumas dúvidas ainda na parte burocrática, mas agora o que está me intrigando é como funciona a telefonia móvel na Europa. É fácil comprar um celular? Tem como comprar crédito? Como é a cobertura? E para ligar para o Brasil, vale à pena? 

Não sei se levo meu aparelho brasileiro (os celulares daqui funcionam normalmente na Europa?) ou se compro aí ou fico sem, desconectado do mundo por um mês.

Obrigado e parabéns pelo seu blog! Eu e todos os meus amigos conseguimos várias dicas com você. 
Abraço e obrigado, 
Renato. 



Ufa, Renato! Quanta dúvida! Mas vamos lá que a gente tá aqui é pra isso! Que coisa boa que você vai fazer sua estreia internacional e ainda por cima em grande estilo! Vocês vão conhecer lugares lindos, principalmente se puderem sair um pouco dos roteiros tradicionais. 

Sim, celular brasileiro funciona na Europa normalmente, mas você tem que prestar atenção a alguns detalhes. Primeiro, confirme com a sua operadora (ou no manual do celular) se o seu aparelho é Quadriband, isso significa que ele suporta a rede de telefonia europeia (e a mesma especificação deve ser observada se você quiser levar um aparelho novo para o Brasil). Além disso, independente de sua conta ser pré ou pós paga, você precisa solicitar a liberação de roaming internacional para sua linha antes de sair do país, assim você poderá receber e fazer ligações com seu número brasileiro normalmente. Contudo, a dica que fica é que você venha com seu chip e deixe-o funcionando apenas nos primeiros dias, até você comprar um por aqui. As tarifas de ligação internacional para/de celular são caríssimas, e chegam até a R$5,50 o minuto. 



Como você vai ficar um período considerável, é legal você adquirir um chip. Assim como no Brasil, as companhias telefônicas tem promoções de torpedos grátis, minutos para ligações locais, acesso ilimitado à internet  e ligações internacionais. Em geral, é facílimo comprar aparelhos por aqui. Há modelos bem básicos que você acha em supermercados por 10 ou 15 euros, por exemplo, e a cobertura é abrangente. E sim, todas as operadoras oferecem serviços pré pagos (pre-payed ou Pay-as-you-go). Contudo, ainda assim, dá para economizar um pouco mais (ou muito mais), para isso basta você ter um aparelho que suporte acesso por skype. Use e abuse!  


Os celulares são bem mais em conta que no Brasil então vale à pena investir em um modelo mais "bacanudo" que te garanta conexão por esse programinha fantástico. Com ele você pode comprar créditos para seu celular e fazer ligações para números fixos e móveis no Brasil, ou utilizá-lo gratuitamente, com as chamadas convencionais para computadores. Eu, particularmente, optei por ter um aparelho mais novo que me permitisse esse "luxo" e, mesmo com plano pré-pago, tenho acesso ilimitado à internet. Isso significa que posso ficar o dia inteiro papeando com o pessoal do Brasil sem pagar nada, do meu celular para o skype em qualquer computador. O Ricardo, lá do viaje na viagem, dá muitas outras dicas legais sobre como aproveitar melhor o skype no exterior. Vale à pena conferir! Atenção, quando adquirir o aparelho confirme se ele está desbloqueado (unlocked), se não, peça para o pessoal da loja liberá-lo, assim você não fica preso a uma operadora. Além disso, quando comprar seu chip (SIM card), veja se a rede telefônica da operadora suporta acesso por skype, na Inglaterra precisei testar duas operadoras até descobrir que a única que permite esse tipo de acesso é a Three. Na França você pode checar a Orange e SFRCaso vocês pretendam passar por outros países, a dica é apostar no SIM da Maxroam, basicamente um chip internacional que funciona em todos os países da União Europeia com preço mais competitivo do que se você pagasse o deslocamento convencional. Além disso, permite que você adicione números de diferentes países. 


E amanhã tem mais!
=* do continente gelado para o calor do Brasil!

Se você também tem alguma dúvida sobre dicas de passeio, burocracia ou como funcionam as coisas pela Europa, manda um email pra gente no perdidapelaeuropa@gmail.com, deixa uma mensagem pra gente na comunidade do facebook ou comenta aí embaixo, ó! Faremos de tudo para responder! 

5 comentários:

  1. O meu samsung sii é só espeta o chip dai da europa e ja fica com linha e 3g tbm ? to indo em dezembro pra portugal e to com essa duvida. gostaria de usar o google maps como gps e só com o 3g que eu consigo... desde de ja agradeço. meu email é radefa@bol.com.br e facebook o mesmo email com o nome de fabio abrantes...

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    Sou do RJ e no final/início do ano, estarei indo morar em Portugal.
    Como falar com a familia no Brasil?
    Levo o meu SAMSUNG J5 ou compro um novo telefone lá?
    Qual o melhor custo benefício?
    Comprar um chip em Portugal e ter acesso ilimitado (SKYPE e etc) ou comprar um novo telefone, já com todas as conexões estrangeiras?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, venda seu aparelho no Brasil e compre já tudo por aqui em Portugal. Eu fiz isso!

      Excluir
  3. ola,estou querendo ir em agosto para Portugal,nunca viajei
    pra fora do bBrasi,vai ser minha primeira,por tanto estou totalmente por fora preciso de ajuda,tipo quando posso tirar o passaporte,se tiro agora ou deixo mas pra perto por causa da data do passaporte,n nã sei com quanto tempo de validade ele vem
    vou fica duas semanas só, preciso fazer o seguro saúde,e obrigatório?

    ResponderExcluir
  4. todas as informações são bem vindas obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...