terça-feira, 22 de novembro de 2011

Heidelberg e o romantismo no interior da Alemanha


Por do sol às margens do Rio Neckar, que corta a cidade

A língua pode ser difícil e o povo mal-humorado, mas é fato que a Alemanha possui alguns dos lugares mais lindos de todo o continente europeu. Acho que já perceberam que não sou uma pessoa muito ligada a visitas em grandes capitais (conheço algumas e recomendo o passeio quando você tiver pouco tempo e quiser montar um álbum bonito de maneira rápida e sem precisar andar muito), prefiro descobrir o interior de cada país, aquelas "preciosidades" enterradas em meio a vales, à beira de rios e que, muitas vezes, precisamos mudar de trem para ônibus, para trem, para ônibus novamente para finalmente chegar lá. 


Grandes cidades são ótimas para compras ou até para você espalhar sua viagem aos seus amigos ( "Nossa, você vai à Paris? Que chique!" até porque nunca vi ninguém dizendo "Nossa, você vai passear pelo oeste da Itália, que fino!"), o problema é que elas não nos dão uma percepção real da cultura, costumes e valores do local. São cosmopolitas demais. Globalizadas demais. As pessoas tem pressa demais. As pequenas cidades, por outro lado, nos acolhem de maneira mais típica, as pessoas sorriem mais e tem tempo para você. Quer coisa mais interessante que sentar ao lado de um senhor, em um café qualquer e ouvir histórias de quem realmente presenciou o holocausto, ou "A cortina de ferro" e, mais recente, a queda do muro de Berlin? E isso provavelmente você não encontrará em grandes cidades, simplesmente porque as pessoas estão ocupadas demais olhando para a própria vida, apenas. Assim como você não encontrará o verdadeiro croissant francês em uma lanchonete no meio de Paris, ou o café inglês na Starbucks. 


E é isso que eu amo em Heidelberg. Para começar a cidade está às marges da Floresta Negra, a "cordilheira" do país, muito famosa pelas terras férteis. Como está no meio de um vale, banhado pelo Rio Neckar, a sensação que a cidade nos dá é, ao mesmo tempo, "cosmopolita" (guardada as devidas proporções para um local com menos de 200 mil habitantes), por causa de toda tradição estudantil (é lá que está a faculdade mais antiga da Alemanha e muito bem conceituada na área médica) e cultural, e silenciosa, simpática, quase como aquele poema de Drummond "Casas entre bananeiras/ Mulheres entre laranjeiras/ Pomar, amor, cantar...". 

Os passeios imperdíveis são dois:  Heidelberg Schloss (castelo) e o Philosophenweg, uma trilha de pedras que te leva a um mirante lindo. Do alto de uma encosta, o castelo nos dá uma noção exata de sua idade (mais de 3 séculos apenas para ser construído, com início lá no século 12) pelos diferentes estilos arquitetônicos, você vai ver pedras sobre pedras, naquele estilo mais rústico da época medieval, e também um prédio central com adornos dourados e várias esculturas, mais renascentista. Ao contrário do Castelo de Edimburgo, em Heidelberg a construção é mantida intacta, apenas com alguns pequenos reparos para garantir a segurança dos 3 milhões de turistas que passam por lá todos os anos, mas nada que nos impeça ver as balas nas paredes e o chão com o risco das pesadas mesas de madeira. O maior barril de vinho do mundo (feito para saciar a vontade dos convidados reais), também está no porão do castelo, mas já aviso, não tem enquadramento  que o faça caber em foto! Entre dezembro e fevereiro é possível visitar o castelo das 10h às 17h e a entrada custa 5 euros para adultos e 3, crianças. No website oficial o castelo é possível agendar visitas especiais para grupos com mais de 20 pessoas e conhecer algumas curiosidades que fazem parte desses séculos de história. 

Vista privilegiada do rei

Início da subida no Philosophenweg

Saindo do castelo, volte pela trilha demarcada, atravesse a praça da igreja, a Alte Brüke e se aventure novamente por um caminho de pedras, esse aí em cima, ó. É o Philosophenweg, uma subida de pouco mais de um quilômetro em meio à natureza. O nome  é uma referência aos "filósofos", né?...Não! O negócio é que lá pelo século 15, as palavras utilizadas para designar "estudante" e "filósofo" eram sinônimas, então, como antes de iniciar qualquer curso universitário o pessoal tinha que estudar a matéria (e como já naquele tempo a galera adorava um lugar mais "tranquilo" para passeios românticos), o local ficou conhecido como "Philosophenweg", o "caminho dos filósofos", que na verdade, seria a mesma coisa que "o caminho dos estudantes".  Hoje em dia é uma das áreas mais valorizadas da cidade (aproveite para registrar as belíssimas mansões ao longo da subida, que se parecem com pequenos palacetes). 

Ao final, apenas uma visão para a gente respirar e ter certeza que o suor foi recompensado. 
Valeu à pena, ou não?

Dá para se aventurar de bike também


Quer ver mais, ó um videozinho aí, ó! (ao som bem romântico, como pede nossa doce Heidelberg)


Bom, mas é claro que nem só de andança a gente vive, é preciso um lugar para descansar, esticar as costas e tomar um bom banho (pagando pouco, de preferência). O booking.com tem bons descontos, só certifique-se que o local seja próximo ao centro histórico - assim você consegue aproveitar as melhores atrações à pé. No Heidelberg hotels você consegue procurar um lugar de acordo com o valor que tem para gastar, o tipo de acomodação  ou distância do centro. 


Todavia, independente de qual seja sua fonte de buscas, vá ciente que esse é o ponto fraco da cidade, os preços de hotéis e restaurantes são consideravelmente mais elevados que no resto da Alemanha. Uma maneira de economizar é fazer uma visitinha de médico, coisa de um dia. Nesse caso, de Frankfurt há um trem para Mannheim ( cerca de 30 min de viagem e outros 15 linha regional) e a Lufthansa oferece, também, um serviço de ônibus direto do aeroporto a cada hora por 19 euros (35 euros com retorno). 

Gostou de Heidelberg? Já conhecia? Tem outras dicas? Compartilha com a gente ou tira outras dúvidas!


Na comunidade oficial da cidade no facebook tem informações em português sobre todos os eventos ao longo do ano. E na nossa comunidade, tem fotos exclusivas! 

Se eu fosse você, passava lá correndo pra ver tudinho!
Acessa e diz pra gente o que achou!

E amanhã tem mais! 
=* 

4 comentários:

  1. lindo..... e o texto, uma chuva de informações culturais. parabéns e bjao

    ResponderExcluir
  2. Eu sou louca pela Alemanha, um dia irei conhecer várias pequenas e grandes cidades daí *o*

    ResponderExcluir
  3. Mônica, venha mesmo, tem lugares maravilhosos, mas os destinos mais legais são sempre as cidades pequenas =)

    ResponderExcluir
  4. Belas dicas!! Estarei lá esta semana e quero aproveitar bem Heidelberg!!! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...