sábado, 12 de novembro de 2011

Os mistérios de Stonehenge


Desde sempre eu imagina que Stonehenge devia ser um lugar fantástico, com uma energia cósmica incrível, cheio de segredos sobre sua origem, algumas estórias de E.T.s e sacrifícios humanos. Enfim, algo meio transcendental, quase hippie. E eu fui lá. E não senti nada. 


A "Pedra Redonda" fica ao sul da Inglaterra, em uma região de campos verdejantes e gramados. Não sei porque, mas durante toda a minha vida eu jurava que Stonehenge era em um penhasco à beira do mar. Sei lá, acho que dava mais emoção a toda a história que cerca o local. Isso porque ninguém sabe o motivo pelo qual o local foi construído. Encontraram várias referências à astrologia - como o alinhamento de algumas pedras com o nascer e o pôr do sol no dia mais longo do verão e curto do inverno -, outras pagãs - como ossadas infantis com marcas de rituais de sacrifício - e até religiosas - como os diversos túmulos em forma de pequenos morros que se estendem por quilômetros ao redor do local. 

Atualmente não é possível chegar perto das pedras, no máximo uns 5 metros de distância. Isso porque muitos turistas educados estavam roubando "presentinhos" e até os próprios moradores da região retiravam pedras para fazerem mesas ou utilizarem como parte de suas casas. Hoje o local é administrado pelo English Heritage (um órgão governamental voltado à proteção dos monumentos históricos) e como recebe mais de 700 mil visitantes por ano é tudo muito bem vigiado e cuidado. Então, prepare o bolso. Para começar Stonehenge não fica na cidade ou perto de nada. É em um grande "descampado" (como diria meu pai) no meio do nada com lugar nenhum. Para chegar lá só se for com veículo próprio ou de excursão. Você pode sair de Londres, mas o mais simples é mesmo dar uma voltinha por Bath e sair de lá. Vai ser só uma horinha de paisagem com direito a casas antigas, trilhos de trem e muitos descampados. Se optar por sair da capital, aqui tem uns bons descontos. Na maioria das excursões, o valor da entrada já está incluso, se não, são mais 7,50 libras para adultos e 4,50 para crianças. Além, claro, dos souveniers que você provavelmente vai acabar comprando.

A dica para Stonehenge é ir sem pressa e escutar todo o audio guide. A história é realmente bastante interessante e o local é lindo - e também muito frio, então não esqueça um casaco quentinho. Além disso, tente ir logo cedo porque a movimentação é menor então a probabilidade de alguém se intrometer na sua foto, quando você acha a iluminação e o ângulo perfeito, é menor.

Agora as trapalhadas, óbvio. Respeitável público, quando chegamos, eu, com toda a paciência que Deus me deu e que é uma das minhas principais qualidades, sai correndo na frente de todo mundo, afoita por encontrar a tal das pedras e abraçá-las, tiras umas fotinhas em cima delas, sentar à sombra e refletir sobre a vida (acho que estava com a alma bem retrô esse dia, reforçado pelo visual, olha as imagens aí embaixo).  Imagina a decepção da criança quando vi a calçada demarcada e a cerquinha ao redor das pedras. Juro que queria dar uma de brasileira desavisada, correr até lá só para colocar a mão em uma delas. Mas, gente, vamos manter a compostura e o respeito, né? A gente se contenta com o zoom da câmera para conseguir chegar mais perto. 

Mas é claro que não ia me dar por vencida no meu objetivo de um encontro enigmático e cósmico no meio do nada. Sou taurina e cabeça dura, não tem como me fazer desistir - nem do ridículo. Imagina a cena da garota sentada em pose de lótus (aquela da yôga), embaixo do sol, no meio de um campo verdejante. "Ou é louca ou é artista e tá querendo dinheiro".  Tentei sentir o tal do "cosmos". Não teve jeito. Achei um bando de formigas no chão, percebi um monte de gente me olhando com cara estranha e o tal do "cosmos" nada de chegar perto. E o guia nos chamou para voltar. O encontro transcendental vai ter que ficar para a próxima. A sorte é que o dia estava ensolarado, então, os registros não ficaram tão maus assim. Confere aí! 



Faixa estilo turbante, óclão e coletão por cima de tudo, mais paz e amor impossível

As pedras azuis foram trazidas de até 400km de distância para comporem o círculo de Stonehenge

No equinócio  (dia mais longo do ano e que marca a chegada da primavera no hemisfério norte) o sol se põe exatamente entre as duas pedras do portal principal. Nada mal



Quer ver mais fotos inéditas e informações exclusivas sobre turismo na Europa? "Curte" a gente no facebook. 

E até amanhã, gente! 

Estrelinhas =**

2 comentários:

  1. A sua veia jornalística é fato e nem precisa de comentários...texto que leva qualquer um de nós, pobres mortais, a querer ir e ver se de fato a sua percepção é a mesma que...But...acredito sim que possa haver uma energia no local, que, independente da ação humana o que foi desejado ali estará e com toda a comunhão de astros, desejos, ossos, pedras...o sonho nunca deve ser desdenhado e nem se perder...cada um sabe o que cabe na sua mala e o que deve ser retirado. Beijos e continue sua viagem física, jornalística e astral...

    ResponderExcluir
  2. Eu comentei viu?? Não foi o hormail...que porra é essa? kakakakaka Bianca

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...