sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A diferença entre Reino Unido, Grã Bretanha, País de Gales e Inglaterra

Sabe uma daquelas coisas que intriga a gente por vários anos mas não temos coragem de perguntar para ninguém? Essa é uma delas. Para mim, cada coisa era uma coisa diferente. O "Reino Unido" parecia algo muito chique, com castelos e príncipes - deve ser pelo "Reino".  A tal Grã Bretanha, terra de mouros e vickings´. Já o País de Gales tinha alguma coisa a ver com a Lady Di e a Inglaterra se resumia à Londres. Sabe como é, se alguém me contasse que ia viajar para o tal Reino eu achava de um chiquetê só, enquanto se fosse para a Inglaterra eu só pensava no Big Ben, nos ônibus de dois andares e nas cabines telefônicas vermelhinhas. Você também é assim? Não fique triste, junte-se a nós.


Admito, esse "muito tempo atrás" não é tanto tempo assim. Apenas uns três meses. Quando estava me enrolando com as burrocracias para o exterior volta e meia lá estava eu atrás de informação para o visto para a Inglaterra. E eu não entendia porque o povo só  me respondia sobre o visto para o Reino Unido. "Meu Deus, eu quero ir pra um lugar e esse povo quer me mandar para outro. Que merda!". Praguejei o povo da Embaixada Britânia até dizer chega. Além de eu querer ir pra Inglaterra, eles quererem me dar um visto para o Reino Unido, eu ainda tinha que lidar com um terceiro país que entrou na história. Eu simplismente não entendia o que essa tal de Britânia tinha a ver com toda a história.   No final deu tudo certo, peguei meu visto de estudante para o Reino Unido na Embaixada Britânica e viajei para a Inglaterra. Ou Britânia. Ou Reino Unido. Gente, mas vamos combinar que essa é uma geografia muito complicada. O negócio é que é uma coisa dentro da outra, tipo aquelas bonequinhas russas.

Eis que certa noite, depois da explicação de um legílimo britânico (os ingleses não gostam de ser chamados de "ingleses" mesmo sendo ingleses), encontrei a luz! E agora posso compartilhar aqui com vocês e vocês compartilham com seus amigos. Então, galera, prepare-se para a grande revelação... tcharaaaaaam!!!!!! É tudo (quase) a mesma coisa. Assim como o brasileiro é quase tudo igual. Mas vamos começar pelo começo. Tá vendo o mapinha aí ao lado?

Ficheiro:United Kingdom labelled map7.pngA área em branco é a Inglaterra (dá para presumir do England, certo?). É a terra das cabines vermelhas, da London Eye, de Liverpool - de onde vieram os Beatles. O vermelhinho é o País de Gales e como o próprio nome diz, é um país. Independente e autônomo. Então vamos parar de pensar que ele é um pedacinho da Inglaterra porque não é, é vizinho - como nossos queridos argentinos.

Juntamos com esses dois a parte amarelinha e o azul e temos o tão famoso Reino Unido (que é para onde você vai pedir o visto se decidir ficar  mais de 90 dias por essas bandas), aquele lugarzinho que eu pensava que era terra das princesas. A família real é chefe de toda essa área, então por isso temos casas reais espalhadas por esses quatro países. O famoso parlamento também é do Reino Unido e não da Inglaterra como muita gente pensa. Londres, na verdade é só a capital escolhida para ser sede desse povo. A famosa bandeirinha azul e vermelha também é do Reino Unido, lembra?

Aí temos um problema. Como você vê, nossos amigos da Irlanda do Sul não fazem parte do colorido do mapa e isso é porque os bichinhos não são parte do Reino Unido. Na verdade, são o motivo de desunião e de muito mememê por aqui. O bapho com a Irlanda do Sul é antiiiiiigo, coisa do século 15 quando o povo do norte guerreou com o povo do sul por conta da divisão religiosa do país. O norte, protestante e protegido pelos vizinhos, faz parte hoje do Reino Unido, enquanto do sul, católico e vencedor da guerra ficou isolado dos demais (e até hoje são chamados de "inconformistas", em uma referência ao desejo de mudarem a religião de um local fortemente protestante).

Mas eis que voltando à aula de história do dia, a Grã Bretanha. A nomenclatura nada mais serve se não para definir a área formada pela Inglaterra, País de Gales e Escócia, ou seja, quase todo o Reino Unido.  A Irlanda do Norte, o último dos moicanos nessa salada, fica na Ilha da Irlanda, juntamente com o vizinho Irlanda do Sul, "os inconformistas", tá lembrado? E quanto às Ilhas Britânicas, alguém se habilita? Esse é o conjunto de milhares de ilhas ao redor das grandonas Irlanda e Grã Bretanha. Atenção, quanto visto o problema não é tão grande. O documento dá acesso a toda a região do Reino Unido e também a área da Irlanda do Sul. Caso você esteja passeando sem visto (brasileiros só precisam requerer se forem ficar mais de 90 dias por aqui) não se preocupe: a cirluação no Reino é garantida e para "os inconformistas" basta apresentar um passaporte válido no momento do desembarque.  

São ou não legítimas bonequinhas russas?

E amanhã tem mais, mas chega de aula de história por hoje!

Estrelinhas pra todo mundo =* 

4 comentários:

  1. Viajante e professora!!!!!
    Saudades, mana
    Bjos, Inge

    ResponderExcluir
  2. Grã-Bretanha ilha que abrange a Inglaterra,de qualquer forma a Inglaterra está na Grã-Bretanha,nome dado pelos romanos!Grá-Bretanha!

    ResponderExcluir
  3. que confusão.....kkk, sempre tive essa dúvida.Obrigada por esclarecer!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...