segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dez coisas para colocar na mala de viagem

 
Se a gente falou do que não precisa colocar na mala para a Europa, é hora de saber de algumas outras coisinhas que podem facilitar sua vida no velho continente. Claro que essa época do ano você vai empacotar bota, sobretudo, casaco de lã, gorro, cachecol e todo artefato anti-frio que conseguir emprestado com os amigos viajantes. Tem algumas coisas, contudo, que a gente só percebe o quanto seriam úteis do lado de cá do oceano depois que a gente chega, se ambienta e o sedex fica muito caro para mandar trazer do Brasil. Essa é uma daquelas listinhas para imprimir, guardar na gaveta e resgatar toda vez antes de levantar vôo internacional. 



1- Tic-tac para cabelo
Ta aí uma coisa que a gente ama. O tal do tic tac é tão prático que parece que somos incapazes de viver sem. Dá pra prender a franja na hora de malhar (ou quando o cabelo ta sujo e a gente quer disfarçar), os cabelinhos novos que insistem em arrepiar ao redor da testa e até arrumar um topetinho estiloso antes de cair na farra. O problema é que é igual caneta, a gente compra dez e uma semana não tem mais nenhuma. Se o bichinho é tão eficiente me diz como é que do lado de cá a mulherada vive sem? Tic-tac por aqui você só encontra de um modelo, grande, colorido e com Glitter. Aqueles pequenininhos e discretos, nada. Então, antes de fechar a mala passa na feirinha mais próxima e trás uns dois pacotinhos para garantir. 



2- Bolsa grande com alça comprida
Quando cheguei por aqui trouxe uma bolsa grande já com a intenção de colocar tudo o que eu precisasse dentro e sair feliz da vida por aí. No começo deu certo, mas aí o frio foi chegando e as camadas de roupa aumentando e, então, percebi que a tal bolsa grande não parava pendurada no ombro justamente pelo volume que aumenta quanto mais próximo dezembro fica. A solução? Troquei a bendita. Optei por um modelo de alças compridas, para que pudesse usar transpassada. E quer 
saber? Foi o melhor investimento! Além disso, o tamanho da bolsa tem outra função no inverno: deixar as mãos livres. É super incômodo ter que carregar algo nas mãos com o vento gelado e não importa o quão grossas sejam suas luvas, você só vai sentir as mãos quentes se elas estiverem dentro de um bolso acolchoadinho... o que nos leva à próxima dica. 


3- Blusão com bolso na frente e blusinhas de manga comprida de algodão  

Esse tal de bolso na frente é uma coisa meio fora de moda no Brasil. Coisa de pré-adolescente. Então aproveita, pega todos os casacos com bolso na frente do seu irmão mais novo ou sobrinho, e coloca na mala. Eles são estrategicamente calculados para que nossos dedos não congelem no frio. Caso você não tenha um, o pessoal aqui inventou um gorro que tem uma extensão para virar cachecol e no final tem dois bolsinhos. Tipo esse aí embaixo (esse é sem capuz). Qualquer loja você acha aos milhares e super baratinhos. Para completar, não esqueça das camisetas de maga longa estilo segunda pele. Não há sobretudo de lã que segure o calor do corpo se você não usar uma blusa de algodão antes de qualquer coisa. Essa você pode trazer aos montes, até porque vai usá-la nas mais diferentes combinações. No Brasil, boa pedida são os modelos da Hering, custam em média R$35 e são super quentinhos.

Cachecol com bolso

4- Galochas 
Pergunte a qualquer soldado a importância de manter os pés secos e quentes. Essa é a função das galochas. Tudo bem, apenas seco. Porque elas não esquentam nada. Nos dias de neve ou chuva qualquer outro tipo de bota vai deixar seus pés úmidos (sem contar que sua bota de couro vai, provavelmente, acabar manchada) e não tem nada pior que isso para estragar um passeio. Gente é sério, qualquer loja de fast fashion vende galochas por 10, 15 euros/libras. Para aquecer os pezitos aposte numa meia-calça de lã, uma meia de algodão por cima e, se você for muito friorento como eu, coloca mais uma meia de lã por cima de tudo e calce suas galochas. Não tem água de molhe seus pés!


5- Manteiga de cacau, hidratante e protetor solar 
Pele rachada é um tormento em qualquer passeio. Por conta do vento frio a pele fica muito mais sensível a qualquer rachadura. Já passei pela situação de tentar passar batom e cortar a boca porque os lábios estavam muito secos. Então, não esqueça desses itens. Além do mais, é difícil encontrar manteiga de cacau por aqui, muita gente usa vaselina, mas eu acho meio nojento - sem contar que não funciona direito. O protetor solar ajuda a hidratar a pele além de proteger das malditas luzes fluorescentes. Como sugestão, fica o protetor solar da Vitalife (linha blockskin), ótimo para peles oleosas porque não deixa a gente com aquele aspecto suado.


6- Acetona
Você não precisa trazer todo seu kit unha, mas se sobrar um espacinho na mala coloca um vidrinho pequeno de acetona e algumas bolinhas de algodão. Primeiro porque a acetona aqui é super diferente (eu tenho alergia, fico com a pele vermelha e ardida o dia inteiro) e parece que não limpa direito. 


7- Kit costura 
Nem todos os hotéis disponibilizam-o aos clientes. Então, na mesma sacolinha da acetona, coloque um carretel pequenininho de linha preta e uma agulha. As roupas de lã enroscam facilmente em qualquer superfície, então é bom você estar preparado caso precise dar um remendo inesperado. Além disso, é um negocinho tão pequenininho que o volume da sua bagagem não vai ser alterado e você não quer perder uma  manhã de passeios atrás disso porque não vai conseguir sair do hotel com uma meia furada, né?


8- Chinelo de dedo 
Ainda que você não vá desfilar o último modelo pelas calçadas europeias, um chinelo de dedo é importantíssimo, ainda mais se você for ficar em albergues. Ninguém quer pisar em cabelo alheio na hora do banho ou correr o risco de pegar uma micose (eu sei, é nojento mas é a realidade). Não esqueça de guardá-lo separado dos demais calçados e roupas, em uma sacolinha. 



9- Adaptador de tomada
Na Europa as tomadas são mais ou menos como o modelo antigo que tinha no Brasil (e que a gente esteve acostumado a vida toda). Mesmo assim, seus aparelhos podem não funcionar porque os buraquinhos são geralmente maiores e a distância também é diferente. Atenção, se você for para a Inglaterra o modelo é mais diferente ainda, não adiante nem tentar "dar um jeitinho". Vá a qualquer loja de eletrônicos no Brasil e compre um adaptador universal, caso não ache, os aeroportos internacionais sempre vendem. 
Modelo de tomada da Inglaterra. Não tem jeito de "dar um jeito"


10- Pen drive
Óbvio, né gente? Ninguém merece ter que parar de tirar foto porque a memória da máquina acabou!

Por fim, tire uma foto da sua mala aberta e outra com ela fechada, de diversos ângulos. Não, não é bobagem. É para prevenção. Caso a companhia aérea perca sua mala (e a gente nunca imagina que isso possa acontecer conosco), você terá como provar algum dano exterior. Além disso, caso algo estiver faltando, também será mais fácil de comprovar e pedir o reembolso. 

Alguém tem outras dicas? (gente agora que fui perceber o quanto esse post ficou com um assunto super fashion!)

Estrelinhas, inhas =* 
E amanhã tem mais, viajantes! 

7 comentários:

  1. Lyssa.... obrigada pelas dicas.... muito úteis, certamente. bj
    manhhhhhhhhhhhhhhhhheeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  2. Outra passageira a bordo! Legal seu blog, será que você podia seguir o meu também?! Ele relata minhas viagens pelo mundo! Abç!!!

    ResponderExcluir
  3. Manhe!
    Imprime e cola as dicas na geladeira, hein?! ;)

    bj

    ResponderExcluir
  4. Bel,
    Blog seguido = blog compartilhado ;)
    Tá na lista e volte sempre

    bj

    ResponderExcluir
  5. Oi. Adorei suas dicas.
    Tenho uma galocha linda e vou pra Berlim em outubro... acha que posso incluir na mala?

    bjos
    Taís

    ResponderExcluir
  6. Adorei, seu blog é o máximo

    ResponderExcluir
  7. nossa muito boa suas dicas adoreiiii bjusss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...