segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Como viajar barato de trem


Não importa se é a primeira ou décima primeira vez que você carimba o passaporte com uma estampa européia, viajar de trem é uma experiência que todo mundo deveria aproveitar para ter - e repetir! O fato é que na Europa viajar de trem pode ser muito mais vantajoso que as outras modalidades de transporte, primeiro porque a malha viária é muito boa e qualquer cidadezinha tem estação - o que significa que nem todas tem rodoviária, fato. Segundo porque, ao contrário das viagens de avião, você não precisa estar na estação duas horas antes para garantir o embarque e esperar mais uma hora para conseguir sair da estação destino. É claro que alguns cuidados precisam ser tomados, principalmente em relação à bagagem. Para pagar mais barato também é bom fazer algumas considerações antes de embarcar, além de ficar atento às promoções online, que nem sempre são tão vantajosas assim. 


No caso do passe (que é um bilhete geral para todos os países, com validade por um período específico de dias), só vale à pena se você for passar por muitos lugares. O Rogério explica muito bem lá no blog dele sobre isso. Por outro lado, se você for viajar dentro de um mesmo país, aí sim o trem pode ser uma vantagem, lembrando que: 

1- Prefira comprar os bilhetes direto na estação de trem. É que muitos sites na internet tem os horários e preços de apenas uma companhia. Se você adquirir as passagens no guichê de embarque (com o máximo de antecedência possível) você pode pedir pela "part return" que vai fazer você economizar até uns 70%. Ele permite que você faça qualquer rota dentro de um mesmo país com um mesmo bilhete que tem validade de cinco dias. Para retornar ao local de origem você compra outro bilhete com validade de 30 dias a contar da data da primeira viagem. Isso significa que você pode comprar seis bilhetes part return (lembrando a data de validade de cada um) e viajar para onde quiser, a hora que quiser, quantas vezes quiser. E para retornar você compra um bilhete da cidade em que você planeja finalizar seu roteiro e voltar para o mesmo ponto que saiu. Mas atenção, só vale para saídas e retornos da mesma cidade. 

2- Seja atendido por alguém do sexo oposto. Ok, pode até parecer sexismo, mas é verdade. Todos nós sabemos o poder que um bom sorriso ou um "bom dia" tem, e na Europa esse potencial é ainda maior. As mulheres parecem não gostar de um "obrigado" feminino, dão informações pela metade e não fazem a menor questão de te ajudar, mesmo que você esteja comprando um produto/ serviço dela. 

3- Leve sua carteirinha da universidade (se você estudar por aqui) ou a internacional de estudante. A maioria dos locais não oferece 50% de desconto, como no Brasil, mas no máximo uns 20% - o que, na verdade, se você contabilizar ao longo do trajeto vai fazer uma grande diferença. Menores de 18 anos também pagam menos e de 14 anos, metade do preço. Quem tem mais de 60 geralmente também tem um descontinho. 

4- Muitas cidades tem várias estações de trem, então procura no santo Google qual é a mais próxima do seu hotel. Lembre que a maioria das estações são super antigas, então nem todas são equipadas com elevador ou escada rolante. Ah, os "gentleman" europeus também são pura balela, então o peso da mala vai acabar para que você carregue, provavelmente. 

5- Viaje entre as 2h e as 5h de terça à quinta-feira. Na maioria das vezes esses são os horários mais baratos (e silenciosos, caso você queira descansar entre uma andança e outra). Isso porque aqui é super comum as pessoas viajarem aos finais de semana - também devido à distância irrisória entre os países -, então a partir de sexta feira cedo você começa a ver o pessoal arrastando mala pelas ruas. 

6- Chegue com antecedência. Ainda que você não precise fazer check in, a maioria das estações são enormes e sempre abarrotadas. Até você achar sua plataforma, o número do trem e o vagão provavelmente vai entre 30 e 60 minutos. E o trem não espera. Não pense que é como nas rodoviárias, que o motorista grita da porta do ônibus "Rio- São Paulo, 19:35", durante uns dez minutos e a viagem já começa atrasada. Prepare-se para sair na hora. 18:34 não significa 18:33 nem 18:35. 

7- Alguns trens se dividem no meio da viagem e seguem caminhos distintos. Então tenha certeza que você está no vagão certo, mais importante que na poltrona correta. Caso tenha dúvidas, confirme com algum colega viajante ou com um dos fiscais da companhia que sempre acompanham a saída do trem. 

8- Leve pouca bagagem. Dentro do trem, o espaço para as mochilas é menor que se comparado aos aviões ou ônibus. O que eles disponibilizam para bagagem de mão muitas vezes beira o ridículo porque é bem possível que as sacolas de compras não caibam. Nesse caso, a final de cada vagão tem um espaço para as malas de todo mundo. Você pode utilizar sem pagar nada, só lembre-se de respeitar a mochila alheia e de não jogar as suas coisas de qualquer jeito. Ah, além disso dê sempre uma olhadinha nas suas coisas entre o embarque e o desembarque ao longo do trajeto. Sabe como é, gente é gente e em qualquer lugar do mundo tem gente legal e gente que gosta de uma treta. 

9- Sente-se no seu lugar. Você não precisa entregar seu bilhete para nenhum cobrador, mas no durante o percurso tem um fiscal que passa validando todos os tíckets e vendo se está todo mundo no lugar certo. Se você quiser trocar de lugar, tenha certeza que o outro não está reservado. Para isso, os trens tem um painelzinho digital acima dos acentos (onde ficam os números das poltronas nos ônibus e aviões). Se o local estiver reservado para alguém vai aparecer o local de embarque e desembarque, se não, a luzinha vai estar apagada. Em alguns mais antigos, em cima de cada poltrona tem um ticket com as informações. Do mesmo jeito: se tiver alguém, vai indicar, se não, vai estar em branco. 

De maneira geral, se você está de passagem rápida pela Europa é bom calcular direitinho se as passagens de trem são mais vantajosas que avião. Por aqui, a Ryanair oferece passagens por preços inacreditáveis. Ficar de olho no site pode significar uma compra de ida e volta por 1 libra. Por outro lado, pondere. No caso dessa empresa, tudo o que eles puderem fazer para dificultar a sua vida, eles vão fazer. Cobram taxas para despachar mala e extra de 40 euros para reimprimir o bilhete antes do embarque caso você apareça no aeroporto sem o seu. Compare os preços das operadores. O Momondo é um site super bacana no qual você consegue ver as opções mais baratas para vôos, hospedagem e aluguel de carro. 

Depois disso tudo, sente-se, coloque os fones de ouvido, leia seu livro, tome um café e aproveite a vista ;) 


2 comentários:

  1. Estive na Europa em 2011 e fizemos alguns passeios de trem e adorei, de Paris a Genebra uma maravilha e com belas paisagens, também de Veneza a Roma, de Veneza a Florença e de Madri a Toledo todas super agradáveis e sem nenhuma dificuldade.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    Nós somos a 123Cruzeiros.com.br , uma agência de viagens online especializada em cruzeiros marítimos pelo Brasil e pelo mundo, sediada em Mônaco, Europa. Nossa empresa QCNS CRUISE ganhou o título de melhor Vendedor Europeu Costa (Prêmio "European Top Seller") por 4 anos consecutivos. Nosso site tem como clientes vários países europeus como França, Espanha, Itália, além do Brasil e temos mais de 40.000 visitante únicos mensais e somos page rank 3. Nosso Facebook hoje tem mais de 26.000 fãs.

    Eu seleciono sites importantes ligados ao turismo e viagens para uma troca de informações visando a otimização do posicionamento de nosso site junto ao Google. Ter links pertinentes saindo e entrando em seu site é importante para obter uma boa reputação e boa classificação do site junto ao Google. Além disso é uma forma direta, rápida e gratuita de publicidade para seu site.

    Como nossos sites são complementares, acredito que fazer uma troca de links poderia ser benéfica para ambos.

    Se a nossa proposta lhe interessar, eu adiciono o seu site em nossa pagina COSTA CRUZEIROS http://www.123cruzeiros.com.br/comp_2/cruzeiro/cruzeiros/costa-cruzeiros/index.html e em retorno você poderia adicionar a nossa URL na sua página de links.

    Obrigada e aguardo seu contato,
    123cruzeiros@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...