terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dez coisas para não colocar na mala de viagem

Há quase dois meses na Europa já deu para perceber algumas burradas feitas na hora de arrumar a mala aí no Brasil. É tanta coisa que queremos trazer que, na verdade, colocamos coisas rídiculas na bagagem: um shorts jeans super verão, blusinhas esvoaçantes, todos os tipos de maquiagem e até o kit de fazer unha (!) - sim, eu admito!

As férias de final de ano estão batendo à porta de todos os brasileiros ávidos por pegar a estrada, o ar, o mar e se esbaldar mundo à fora. Se você vem pra Europa, não faça como eu e coloque o impensável na bagagem. Simplesmente tem coisas com as quais a gente não deveria nem se preocupar, ainda mais essa época do ano, olha aí, ó:





1- Shortinhos, blusinhas e todas as roupas "inhas"
Parece meio óbvio, mas não é. Como bons brasileiros adoramos exibir um estilo tropical por aí e esquecemos que a maior parte do rigoroso inverno Tupiniquim não passa dos dias mais quentes de verão em alguns lugares por aqui. Tudo bem, um short jeans você pode trazer - para usar com uma meia-calça de lã com fio 260 no mínimo. O problema nem é tanto o frio, mas o vento gelado e irritante que sopra o dia inteiro. Então na primeira vez que você colocar seu "inho" ou "inha" para bater perna na rua, aposto que provavelmente será a última, porque não tem nada mais desconfortável que sentir o frio entrando por cada buraquinho da meia-calça e quase perfurando a pele. Não tem jeito, para usar esse tipo de roupa só até o final do outono, ou seja, em dezembro nem se preocupe com isso. Ao invés, coloque na mala vários pares de meia grossa, meia-calça de lã, vestidos de lã e peças de couro para se manter sempre quente.


2- Café
Que o café brasileiro é vendido e apreciado nos quatro cantos do mundo redondo a gente já ta tonto de saber. Mas é claro que a comida de casa é sempre mais gostosa, como a da mãe. Mas não se preocupe com esse item. São tantas cafeterias e tipos de café diferente que é bem provável que você tenha uma taquicardia antes mesmo de experimentar todos. E, claro, nesse sentido a experiência de novos sabores é sempre válida. Então, da próxima vez, basta lembrar que o nosso "café passado" é o Ammericano e que os Lattes são uma mistura do Ammericano com a adição de xaropes de diversos sabores, como caramelo, nozes, chocolate e baunilha. Se você gosta de café-com-leite, não se preocupe, em qualquer cafeteria o pessoal deixa um "espacinho" na sua xícara para você adicionar seu leitinho.


3- Kit-unha
Eu sei, eu sei que essa deve ser uma das tarefas mais árduas para as mulehres brasileiras, que amam andar com as unhas sempre arrumadas. O negócio é que por aqui: primeiro) Se você estiver passeando, não vai querer ficar no hotel pintando a unha ao invés de compor seu álbum de viagem e, segundo) se você estiver morando, você vai achar todos os apetrechos em qualquer mercadinho de esquina. Além disso, a mulherada aqui não liga para esse negócio de unha feita. É realmente só em ocasiões especiais - até porque qualquer manicure por aqui custa 15 libras. Mas, atenção, vale à pena trazem um vidrinho de acetona porque os removedores daqui são terríveis e deixam a pele com uma sensação de queimação constante. 

4- Cera fria, cera quente, qualquer cera
 Aquela história que europeia é peluda já (quase) não existe mais. Além disso, o mundo anda tão interligado que qualquer supermercado você vai encontrar Veet ou outra marca de cera para deixar suas pernas lisinhas e sedosas. Em geral você encontra aqueles cremes depilatórios para a resolução do problema de maneira mais "urgente", ou, então as tiras de cera fria e até cera quente - bastando apenas aquecer no microondas antes de usar. As mais fáceis mesmo são as de tirinha, cera quente requer muita prática e até lá você pode ficar com uns hematomas.

5- Maquiagem demais
 
Por aqui rola algo muito estranho peculiar: a mulherada usa muita, muita, muita maquiagem. O tempo todo, todo, todo. Você é o estranho no ninho quando vai para a faculdade de cara lavada, ou até se passa apenas um blush e rímel apra aliviar o inchaço da ressaca do final de semana. Cílios postiços, lente de contato, delineador, sombras colorias, quilos de blush e base que mais parece uma massa corrida, esse é o clássico visual das inglesinhas (ainda vou postar uma foto delas por aqui), sem contar as aplicações de botox em quem ainda tem 20 anos (juro! Estou estarrecida até hoje). Mas, enfim, tudo foi para dizer que maquiagem aqui é muito barato, inclusive as famosérrimas Lancôme, Dior, Chanel, MAC... então deixa O Boticário aí no Brasil, trás só o básico e, por favor, não adquira essa síndrome de boneca de porcelana que assola a Europa.

6- Jeans demais
"Mas se eu não posso levar short e agora não posso levar jeans, o que é que eu vou vestir?", você deve estar pensando. Calma, é óbvio que calças jeans são absolutamente necessárias e práticas em qualquer férias, ainda mais quando se trata de frio. O problema aqui é jeans demais. Para um mês de viagem, vai por mim, umas três calças está de bom tamanho, uma você veste na viagem e coloca outras duas na mala. Até porque a gente sempre usa somente aquelas que mais gosta - eu trouxe cinco para passar o semestre e reveso entre a metade. Escolha as que te vestem melhor e de preferência uma mais escura - para usar para sair a noite, sem contar que disfarça a sujeira - e outras duas mais básicas, para bater perna por aí. No mais, você encontra bons jenas por umas 25 libras.

7- Saltos demais, altos demais
É provavel que no final da semana você esteja se sentindo assim. Nós, mulheres, sabemos a diferença que um salto faz na postura e até em nossas atitudes. Contudo, para quem está de turismo, não vale à pena encher a mala de saltos. Coloque um de altura média (uns 8 cm), que seja confortável e de cor neutra, porque provavelmente você só vai utilizá-çlo para sair á noite quando a disposição, depois de um dia de andança, permitir que você se equilibre nele por algumas horas. No mais, traga um par de tênis confortável, uma bota de couro quente, uma galocha, um chinelinho para andar dentro de casa e sapatilhas - que sempre nos deixam elegantes e confortáveis. Pode ter certeza que um salto a menos não deixará seu álbum menos bonito, mas com certeza te deixará com bem menos dores nas costas.

8- Dicionários e guias turísticos
É claro que sempre temos aquele "medo" de não entender tudo e ter um dicionário por perto ajuda a manter a angústia sob controle. Mas não importa quão bom (ou ruim) seja o nível do seu inglês o fato é que você não vai entender muitas coisas. E nessas horas provavelmente não vai ter tempo de procurar no dicionário. Então o negócio e se virar nas mímicas e contar com a boa vontade do simpático e amável povo europeu. Além disso, em caso de desespero saca seu celular e entra no google translate. No mais, deixe 0,5kg no Brasil e guarde esse espaço para as compras. O mesmo vale para os guias turísticos. Nos preparativos, adoramos comprar os famosos livrecos para mostrar a todos o destino da próxima viagem e com o intuito de "estudar" o destino. Contudo, vai por mim, você não vai nem lembrar que o bichinho existe ou vai ficar morrendo de raiva do peso extra na sua bolsa as 18h, depois de andar a cidade toda e ainda tendo que encarar o frio. Então, deixa ele aí na prateleira da sala fazendo bonito para a próxima visita.

9- A "farmacinha"
Opa, essa é polêmica, afinal a primeira coisa que a mãe fala é "pegou os remedinhos?" Bom, se você toma algum medicamento periodicamente é claro que deve trazer na mala juntamente com quantidades extras para o período que você vai ficar fora do país ou com receita médica em inglês para poder comprar. Contudo, casoa idéia seja apenas prevenir a gripe, combater dor de cabeça e cólica não há porque atravessar o Atlântico com uma mala cheia de remédios correndo o risco de ser parada pela imigração. Por aqui, novamente em qualquer supermercado, lojas de comesméticos e até padarias, é possível comprar o kit básico aspirina+buscopan+energil C+ Vick + Gelol + xarope pra tosse. É realmente muito fácil, então, ainda que seja pocuo provável que você tenha que abrir sua mala para os simpáticos policiais federais checarem com o que você está entrando no estrangeiro, é uma dor de cabeça a menos. No mais, se trouxer a "farmacinha", pegue receita de tudo, inclusive aspirina, anador, buscopan. Se você for parado, tem que provar com receita médica a necessidade de aquisição do medicamento.

10- Celular
Deixe seu aparelho no Brasil, não se preocupe com o chip, roamming internacional, DDI e tarifas. Por aqui, compre em qualquer operadora um chip pré pago. Nos supermercados você acha aparelhos por 10 libras. Se for por pouco tempo, vale muito à pena. No meu caso, trouxe um aparelho com conexão via skype e comprei um chip de uma operadora que permite esse tipo de ligação (atenção, aqui na Inglaterra apenas a Three suporta esse acesso) e faço ligações para o Brasil de graça. Boa opção para quem vai passar uma temporada em terras além-mar.

E você, tem outra dica para quem está preparando a bagagem?

Até a próxima!
=*

12 comentários:

  1. muito boas suas dicas alyssa.... vamos tentar aliviar o peso da mala. bjao

    ResponderExcluir
  2. Jamais pensariamos nessas dicas, Alyssa. Convenhamos, esse blog tem muita utilidade e esse post serve principalmente para as mulheres e os seus exageros. Valeu muito! ;*

    ResponderExcluir
  3. Oi, pessoal, o negócio é a gente aliviar o peso da mala mesmo, o desconforto de ter que carregá-las por estações antigas e sem elevador é terrível.

    No mais, nada que uma boa combinação de peças não resolva! ;)

    obrigada pela visita e voltem sempre
    =*

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Alyssa ! Muito pertinente as suas dicas. Para quem não é acostumado a viajar para lugares frios como eu, involuntariamente acabamos colocando peças de roupas desnecessárias. Uma dúvida: só a calça jeans e um tênis para parte debaixo segura o frio de final de ano na europa ? O que vc acha ? Bjs
    Daniel

    ResponderExcluir
  6. Olá, Daniel! Vindo para o velho continente?

    Olha só, calça jeans e tenis não segura o frio de jeito nenhum, ainda mais por causa do vento. Por aqui a gente encontra umas calças térmicas (tipo ciclista sabe?)em modelos masculinos e femininos para usar por baixo de jeans. E uns bons pares de meia de lã também são necessários!
    Além disso, traga umas camisetas de manga longa de algodão, tipo hering (2a pele), sem elas por baixo de qualquer casaco não há lã ou sobretudo que te esquente :)

    bj

    ResponderExcluir
  7. Alyssa, eu vou agora em novembro, quero saber como está o clima nessa época....

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada pelas dicas, são ótimas.
    Vou para a Itália em março e devo ficar 12 dias.
    Sou uma senhora de meia idade.
    Que tipo de roupa devo levar? Será o fim do inverno, não é? Não tenho idéia da temperatura. E calçados? Costuma chover nesta época?
    Agradeço sua ajuda. Bj.

    ResponderExcluir
  9. Alyssa, eu vou agora na 5ª e estava pensando em levar meu notebook para manter contato com o Brasil, mas penso que será muito peso... O meu aparelho tem aplicativo Skype e eu queria saber como você fez essas ligações para o Brasil de graça. Foi através do próprio Skype ?

    Obrigada ! beijos

    ResponderExcluir
  10. se vc estiver na Europa vale vc comprar la sua mala pois e bem mais barato do que no Brasil e eles te entregam ate o hotel ou qualquer endereco que vc estiver, http://www.luggageonline.be/ eles tem varias lojas na Europa e entregam para Europa inteira.

    ResponderExcluir
  11. Pesquisei um pouco e descobri que a O2 tem um "international Sim card" que faz ligaçõe spara o Brasil a 3p. Acho válido comprar um chip desses com eles.

    ResponderExcluir
  12. Ola....adorei as dicas...más será que podería me dar mais algunas dicas? Pretendo ir morar na España no año que vem...tenho bastante casaquinhos e calcas.. E alguns pares de ankle boot...(botinhas de caño curto)...qual EH o peso permitido? E quantas malas? Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...