quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Capítulo1: Passaporte, o exercício da paciência

Tem coisa pior que tomar um chá de cadeira? Mas é um chá com direito a acompanhamentos, não só aquela “bicadinha” na xícara, e sim um daqueles que você consegue tomar um bule inteirinho e ainda acompanhar com uns biscoitos de manteiga. Esse é o procedimento para renovar o passaporte aqui em Goiânia.

Na verdade, o processo começa bem simples, é só entrar no site da PF, preencher o formulário e depois pagar a taxa em qualquer banco. Os documentos para expedição do novo documento são os mesmos apresentados na primeira vez, com a diferença de ter que levar o passaporte antigo. Até aí tudo bem.
O problema é que aqui em Goiânia não há horário agendado para entrega dos documentos ou para receber o novo passaporte, é por ordem de chegada. Em julho, é quase impossível fazer isso de maneira rápida. Por incrível intercessão do poder divino consegui resolver minha vida em 20 minutinhos. Então, galera, #ficaadica, chegue no vapt-vupt do Araguaia Shopping (atenção, aqui não é mais no prédio da Polícia Federal que se dá o encaminhamento do processo) até as 7h30 no máximo (o atendimento começa as 7h), que as chances de você se desenrolar logo são maiores.
Minha mãe, tadinha, foi entregar os documentos para fazer o primeiro passaporte da minha irmã e as duas ficaram quase três horas aguardando atendimento. Na hora de buscar, outro sufoco: mais uma hora e meia de chá de cadeira para pegar o documento em cinco minutos.
E você, qual foi sua experiência?

2 comentários:

  1. Oi, Alyssa. Tudo bem? Então, meu namorado também fez o primeiro passaporte dele em julho. Preenchemos o formulário na internet e ele foi lá no vapt-vupt. Não demorou muito. Demorou mais ele ir ao banco, tirar dinheiro, pagar em outro, essas coisas. E pra buscar foi antes do prazo que eles deram. Enfim, contei isso só porque você perguntou. Rs. Mas vim aqui dizer que vou acompanhar o blog e desejar muito sucesso nos estudos na Europa. Legal demais. Beijão. Paula Parreira (do Popular, lembra?, nos falamos quando você trabalhava na Goiás Turismo)

    ResponderExcluir
  2. Paula! Claro que lembro, lembro demaaaais! =)
    Bom, o passaporte é a parte "menos ruim" de todo o processo..se vcs forem tirar visto para algum lugar, preparem-se! To aqui na agonia, já acendi até uma vela hoje a noite pra Santo Expedito interceder no processo... rsrsrs

    Acompanhe sempre!!
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...