quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Capítulo 2: A odisseia do visto

E ai, pessoal? Como foi a experiência com o passaporte, difícil?
Calma, se você precisar de visto de permanência aquela foi apenas uma primeira impressão do caminho a ser percorrido. Sim, sim, a coisa pode piorar.

O problema do visto é que a documentação e os formulários variam de acordo com o objetivo da sua visita. No caso da Europa, para viagens de até 90 dias, só é preciso apresentar o passaporte válido e passagem de ida e volta – às vezes pedem comprovante bancário com uma quantia mínima para o período que estiver por lá.
No caso da Inglaterra, para o visto de estudante nível 7 – o de pós-graduação – é preciso comprovar até quem é a mãe do seu pai (não, não é brincadeira). Certidão de nascimento, carteira de identidade dos pais, carta oficial do banco, carta dos pais/responsável se comprometendo até a fazer o traslado do corpo em caso de óbito, são alguns dos documentos báááásicos requisitados. Vou ser sincera: é um saco reunir tudo isso. Porque além dos originais todos tem que ter tradução juramentada e xerox autenticada e simples. Mas, calma que ainda não acabou! É preciso preencher três formulários oficiais da Embaixada Britânica que variam de acordo com o visto pleiteado e pagar taxa de solicitação, de foto oficial e de sedex para envio do documento autorizado.
Diz aí, gente, é para ficar louco ou não é?! Nem São Longuinho te ajuda a achar a sanidade mental nesses momentos, não importa quantos pulinhos você dê. Mas eis que o mundo moderno é cheio de gente esperta que nos ajuda em momentos de trevas. Neste caso, a dica é procurar uma agência especializada em assessoria de vistos. Eles cobram uma taxa e organizam todo o processo, inclusive preenchem os requerimentos, agendam a entrevista na embaixada, organizam e conferem toda a documentação – além de terem preferência na análise dos processos que chegam ao Consulado. Um braço inteiro numa roda atolada no lamaçal! Cá entre nós, a taxa compensa só por você se livrar da dor de cabeça de ter a possibilidade de ter o visto negado. Porque, meu amigo, se isso acontecer, será preciso iniciar o processo inteiro novamente! Inclusive a solicitação de documentos da universidade que vai te receber e o desembolso com as tarifas.
A coleta das minhas digitais e entrega de toda a documentação está agendada para hoje, lá em Brasília, torçam por mim para que tudo dê certo (depois conto a vocês).
Até lá, vamos aproveitar o momento e dar uma salva de palmas para as assessorias em visto, eles são realmente a luz divina no fim do túnel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...