sexta-feira, 13 de abril de 2012

Rotterdam- dia 2: passeio historico, museu estranho e jantar a 200 metros de altura

Novo dia, novas descobertas. Na Europa á sempre assim.

Por falar nisso, a primavera chegoooooou! E quem quiser saber mais, basta ver esse texto fofo que foi publicado no Jornal O Hoje, em Goiânia (nota mental: postá-lo aqui com fotos exclusivas e lindas!). Bom, mas como o assunto da semana e Rotterdam, vamos lá que o ônibus ja ta no ponto para nos levar ate a primeira parada do dia.

E a história ja começa assim: eu amo coisa velha (alguém mais ou só eu sou fascinada por visitar esse tipo de lugar?). Para mim, o roteiro de hoje é o básico de Rotterdam. Caso a viagem seja curta, visitar esses pontos já dará uma ótima recompensa e fotos belíssimas para a coleção. Para isso, nada melhor que se aventurar em um dos únicos bairros históricos totalmente preservados de Rotterdam, Delfshaven. Sim, um dos únicos. É que durante a segunda-guerra a cidade foi quase totalmente destruída, então pouca coisa realmente antiga restou por lá. Apesar de um pouco longe do centro, o passeio vale à pena. Para chegar, basta pegar o bonde no centro da cidade, por €1,50 você pode ir e voltar no prazo de até duas horas. Como o domingo estava lindo e ensolarado, nada melhor que correr para visitar as atrações a céu aberto e expor a cútis à luz do sol, mas a dica é: não vá para Delfshaven durante o final de semana.  Isso porque a vizinhança é cheia de restaurantes, bares, lojas e museus e durante esses dias está tudo fechado (eu não me lembrei desse pequeno detalhe quando embarquei para o passeio, até porque os planos eram almoçar por lá, à beira de um canal qualquer).

Delfshaven é um passeio para quem quer aproveitar para tirar muitas fotos. Casas-barco, cabarés, casas antiquíssimas, restaurantes cheios de charme, bicicletas, canais, pontes e ate um moinho do século 18 compõem o cenário dessa pacata quadra (sim, e so uma quadra preservada, então se você não almoçar por lá, da pra ir e voltar em duas horas e aproveitar o mesmo bilhete do trem).  Olha só o que da para encontrar:




 Olhá só mais algumas imagens, deu vontade de conhecer?? 




Como o domingo estava bem tranquilo, resolvi dar uma passada no Instituto Nacional de Arquitetura (NAI), so para tirar umas fotos. Quando chego lá, o local estava aberto para uma exposição especial sobre a arquitetura da cidade. “Vou entrar. Adoro ver fotos bonitas”, pensei com a minha ingenuidade. Aqui a gente abre um parênteses para  a soberba que se apossa de todos os jornalistas: a gente acha que sabe de quase tudo, que entende de quase todos os assuntos e acaba se metendo em furadas sem saber o que fazer.  Pois bem, paguei meu ingresso e entrei toda feliz e contente, louca para ver formas diferentes e trabalhos encantadores, daqueles tipo capa da “Casa Cláudia”, sabe?  Qual não foi minha surpresa quando me vi em um labirinto daqueles com dezenas de escadas e plataformas para todos os lados, tipo os desenhos do holandês Escher, aí ao lado.


“Bom, vamos descer o desafio para chegar aos desenhos bonitos, então”. E lá fui eu, subindo e descendo escadas em meio a fotografias que não fizeram muito sentido para mim. Uns 15 minutos depois consegui achar a saída do tal labirinto e me vi em frente a uma mais uma escada, que levava para o segundo andar do museu. Chegando lá, havia uma exposição sobre as diferentes casas de Rotterdam (casas de artistas famosos, prédios históricos, esse tipo de coisa). O nível de detalhamento era incrível, mas tínhamos que olhar entre uma fechadura para ver as maquetes. Uma fechadura! Dá para imaginar? E eram umas 50 maquetes com uns 15 cm de altura cada... Enfim, quase fiquei cega por tentar ver tantos detalhes. No final, a visita toda não demorou 45 minutos. Para os arquitetos, projetistas e até engenheiros deve ser uma maravilha cultural, mas para alguém leigo ou que só busca inspiração para decorar a casa nova, dá para se decepcionar um pouco. Enfim, mas como aventura é aventura, no final das contas pelo menos a gente tem umas fotos interessantes:




Saindo de lá, apenas com o café da manhã quase totalmente digerido, a fome bateu forte.  Antes da viagem, dei uma pesquisada sobre as atrações da cidade e fiquei bem interessada no Euromast. Como o nome indica, é um “mastro” com 200 metros de altura, construído no início do século 20. Para completar, lá no meio do caminho, há 96 metros de altura do solo, há um ótimo restaurante que oferece uma vista incrível da cidade:


Você não concorda? Com um pôr do sol desses, a gente até finge que a conta não será muito alta e que finge que não precisa converter de euro para real para pagar a fatura do cartão no fim do mês. Por outro lado, outra boa desculpa para umas boas taças de vinhos no restaurante do Euromast é que para chegar até o topo é preciso pegar um elevador de vidro. Isso, vi-dro. E a coragem? Pois bem, nada que duas taças de vinho e o pensamento “quando é que eu vou poder voltar aqui pra fazer isso?” não nos deem um pouco de perseverança para continuar a escalada.

Se você não é muito fã de grande alturas como eu, já deve imaginar o sacrifício que foi, subir dois lances de escada do lado externo do mastro para chegar ao tal elevador de acesso para o elevador de vidro (ufa!). Além disso, relembrando acontecimentos passados, a gente não fica mais segura em passeios que demandem uma grande distância do solo (alguém se lembra de Liverpool?). Contudo, acreditando que Deus é grande e somando-se a uma leve sede de aventura, encaramos o desafio e olha a vista maravilhosa La do alto (apesar de eu ter ficada sentada, imóvel, ao lado do condutor e conversando com ele o tempo todo sobre se o tal elevador era seguro.. ahahha).

 
E amanhã tem mais, último dia de Rotterdam com direito a passeio em um dos zoológicos mais lindos que já vi!

2 comentários:

  1. eu lembro de liverpool.....mas preferia esquecer
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    lindo txto, maninha.......bjocas

    ResponderExcluir
  2. Você conheçe o Dandoumgoogle?
    Seu agregador de link demora para indexar e postar o link do Seu Blog/Site?
    Seus links não estão tendo o retorno de clicks desejados?
    Dandoumgoogle agrega links com fotos e textos na sua página inicial sem cobrar nada por isso, com área de gerenciamento de links totalmente controlada pelo usuário cadastrado!
    Dandoumgoogle é uma ferramenta que lhe proporciona milhares de clicks a mais sem custo nenhum!
    Confira para fazer seu registro:http://dandoumgoogle.com/register.php
    Cadastre-se, não perca tempo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...