sexta-feira, 2 de março de 2012

A sacola vermelha


Essa semana recebi pelo correio uma correspondência diferente. O envelope continha uma sacola vermelha de plástico, bem grande. Como estava tudo escrito em holandês, à princípio, não entendi quase nada (a não ser por algumas palavras que indicavam um certo horário, dia da semana e outra que sabia que significava "roupas"). Me perguntei o que seria aquilo, afinal, nunca havia recebido uma sacola dentro de um envelope.  Claro, corri para o Google translator, o melhor amigo de quem mora fora :), e sabe o que descobri?



A tal sacola vermelha não é do Papai Noel, mas faz parte de um programa para coleta de doações de roupas e calçados para pessoas carentes. E é muito simples, basta colocar tudo no saco vermelho e deixar na calçada da sua casa na data estipulada que o pessoal responsável passa recolhendo. Ao contrário do que possa parecer, não é uma iniciativa pública. Brechós e antiquários de diversas regiões se unem em associações e desenvolvem o projeto - que conta com a parceira de secretarias municipais do meio ambiente porque, se não for para o lixo, é luxo! Há projetos para doação de aparelhos eletrônicos e móveis também. 

E então lembrei-me do amado Brasil. A maioria das vezes ajudar é tão complicado quanto permanecer no ócio. É preciso se cadastrar, fazer ficha, aprovar cadastro, confirmar endereço,d ar referências até que seja, possível, de fato, ajudar alguma instituição com a qual você se identifique. Aqui me pareceu tão fácil. Coloca-se em um saco, deixa na calçada e o destino é dado àqueles que podem se beneficiar. 

Será que nosso país não precisaria de vários sacos vermelhos? :) 

2 comentários:

  1. nossa, que iniciativa legal .. pena que no Brasil NADA funciona, só corrupção mesmo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;) pois é...enquanto não funciona no Brasil, ao menos a gente pode tentar fazer nossa parte e doar a quem precisa ;)

      bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...