Bem na foto

 
O que vale na vida é o que a gente guarda dela, não é verdade? E há coisa melhor que ter belas imagens para compartilhar com os amigos e quanto estiver velhinho poder relembrar tudo o que viveu? Acho que não existe nada mais bonito que recordar. E sorrir por isso. 

Tem o outro lado da moeda também, deixar os amigos morrendo de inveja das suas fotos! (até porque uma vez ouvi que a gente viaja para a Europa pra ter um belo álbum, o que não deixa de ser verdade). Você vai poder se gabar da luz, da angulação,  das cores com mais ou menos contraste... E para conseguir efeitos incríveis nem é preciso uma câmera muito boa não, tá mais para a boa vontade do fotógrafo em repetir a mesma imagem alguns "pares" de vezes até que o negócio dê certo! 

A gente não é o J.R Duran, mas depois de milhares de fotos tem alguns truques que podemos repassar sem medo de ser feliz. Então, prepare a câmera, carregue a bateria, tenha um cartão de memória extra e veja como deixar suas fotos com o efeito "noooooossa!" quando mostrar para seus amigos e atualizar o facebook! 

Fique à vontade e mande suas dicas e fotos também! 

_________________________________________________________________

06 de fevereiro de 2012 


Dica de segunda: Não tenha medo do escuro


Foto da internet
Sabe quando sua mãe falava "Liga o flash ou vai sair tudo preto!"? Esqueça a voz ecoando na sua cabeça por um momento e aproveite a falta de luz e suas possibilidades. Porque se na vida cotidiana a gente fica louco de raiva quando ta escuro, na fotografia é possível explorar diversos efeitos nas imagens. Experimente. 


Quando o ambiente estiver com pouca luz, utilize apenas a natural, nem que seja um facho que entra pela janela. Para aproveitar, particularmente eu utilizo duas técnicas apuradas após milhares de experimentos (você sabe mais alguma? Compartilha!): a primeira é justamente ficar no foco da luz e fotografar o restante da cena (o escuro), a outra é ficar no escuro e focar na área iluminada. Acho que os efeitos são lindos e super dramáticos, alguém já tentou também? 


Para alterar a entrada de luz, normalmente altero o ISO. Ele é utilizado para mudar a entrada de luz natural, ou seja, quanto mais escuro tiver o ambiente, mais alto deve ser o valor do ISO, para que a foto saia mais nítida (entre 800 e 3200 deixe para fotos em locais bem escuros ou à noite. Vale lembrar que esses valores são baseados nas câmeras semi-profissionais, porque a galera que lida com a profissional aí é outra história). A dica é válida principalmente para locais que o flash é proibido, como em museus ou peças de teatro. O único problema que todo mundo enfrenta é que quanto maior o ISO maior a possibilidade da imagem ficar granulada, parecendo que tem areia, sabe? #ficaadica na hora de comprar a câmera para verificar qual o ruído das imagens. O pessoal lá do meu olhar trás outras dicas bacanérrimas sobre isso, vale à pena conferir! 



Duas imagens registradas utilizando o ISO mais alto e sem flash
(Fountains Abbey - UK)


Ah, o ISO alto também fica ótimo em lugares claros, dá um efeito mais "romântico" às imagens, bem ao contrário do jogo com o local escuro. Olha aí um exemplo. Essa foto foi tirada no final da tarde com o ISO a 3200, e não ficou linda? 
Imagem registrada com ISO máximo
(Avebury-UK)


E já tem mais, 
corre pro escuro para registrar imagens surpreendentes e conta pra gente depois! 
Se você tem outras dicas, conta aí embaixo também! =) 


=* 
__________________________________________________________________________________
25 de novembro de 2011

Dica de sexta: Não tenha medo do trabalho sujo


É isso mesmo. Tirar foto em pé, parado, em um ângulo de 90 graus em relação ao solo, e querer que elas saiam incríveis é algo meio impossível. Fotógrafo não tem medo de se sujar. Tudo bem, você não precisa sair completamente coberto de grama ou com lama até os joelhos, mas lembre-se que os ângulos mais bonitos são os mais difíceis de serem capturados.

Então, da próxima vez, antes de pressionar o botão da câmera de qualquer jeito, veja se não tem nada que você possa utilizar no cenário: deitar (ou sentar-se, agachar-se) vai dar amplitude e enfatizar o objeto que você fotografa, ou seja, ele vai parecer imponente, maior, bem como mais profundiadade em fotos ao ar livre; ou seja, o campo verde vai parecer muito maior. Monumentos e prédios sempre ficam muito bonitos. Por outro lado, conseguir um apoio mais alto que o seu campo visual e fotografar "de cima para baixo" dá o efeito contrário, ótimo para fotografar pequenos objetos como móveis, detalhes ou vistas superiores como em ruínas, por exemplo. Além disso, ele também dá profundidade vertical, quer dizer que é ótimo para você tirar fotos do topo de uma montanha ou de um penhasco mostrando a base (só peloamordedeus cuidado pra não cair!).

Olha aí algumas amostras desses efeitos, bem melhor apontar a câmera e apertar o botão prateado. O que você acha, conseguimos o "nooooooossa"?


Ruínas da Abadia de Whitby (Inglaterra), deitada de costas na grama

Stonehenge (Inglaterra), câmera bem próxima ao chão (tá vendo como a distância parece bem mais longa?)
Bath Abbey (Inglaterra), sentada no chão, quase no nível do solo
Bath Cannal (Inglaterra), foto "de cima para baixo" tirada de cima de um muro

E você, tem outras dicas?
=*
_______________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Olá,

    Sou goiano e moro atualmente em Goiânia. Sempre curti fotografias, já tirei fotos incríveis nos lugares por onde passei em minhas andanças pelo Brasil, Europa, EUA e Canadá. Tenho mais de 15 mil fotos, todas tiradas com câmeras analógicas. Ainda tenho uma Cannon Rebel 105 mm, mas uso a digital atualmente, e devo ter mais umas 10 mil fotos largadas por aí, em cds, dvds, etc. Concordo com você quando fala que para tirar uma boa foto é preciso pagar o preço. Deitar, rolar, enlamear, molhar, procurar ângulos diferentes, etc, tudo isso é que faz um fotógrafo profissional ou amador se diferenciar dos outros. E fotografar não é você virar a sua analógica ou digital e entortar a foto, como muito dos jovens de hoje curtem. Quando você coloca este tipo de foto no computador e quer girá-la para a posição normal, ela perde a qualidade. Se você entortou sua máquina para tirar um foto, faça uma boa foto para não ter que virá-la e ver o que é. Tem que ser curtida do jeito que foi tirada. Não sou profissional, sou um amador e curto muito minhas fotos tiradas em posições fora do comum. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edson!
      Nossa, você tem um banco de imagens maravilhoso! Vem sempre compartilhar seu conhecimento por aqui!

      Você tem uma máquina e tanto! Eu comprei uma Sony DSC-HX100V, é semiprofissional e estou gostando bastante dos resultados que consigo (claro que nem dá para comparar as funcionalidades.. rsrs). Um dia ainda quero comprar uma profissional, mas até lá tenho vários experimentos a fazer com a minha até aprender a função de cada botãozinho.. srrsrs sou uma apaixonada por fotografia autodidata, sabe?!

      E você está certíssimo em falar que a foto tem que ser curtida do jeito que foi tirada. O mais surpreendente para mim é o quanto o nosso humor ou disposição refletem nas imagens que tiramos, você também percebe isso?

      Volte sempre!
      Ah, para receber atualizações do blog é só "curtir" a comunidade "perdida pela europa" no facebook.
      E fique à vontade para compartilhar esse espaço com seus amigos!

      =*

      Excluir
  2. ola alyssa hoop gostaria de saber se por um acaso foi voce quem mandou entregar um envelope conteudo uns papeis sobre um processo que esta correndo em ferraz de vasconcelos em sao paulo de edgar alves martins junior para erich oliveira martins na cidade almelo na holanda?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...